Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Oscar Schmidt

Oscar Schmidt não faz mais quimioterapia contra câncer: 'Estou curado'

Há 11 anos, Oscar Schmidt, maior jogador brasileiro de basquete da história, foi diagnosticado com um câncer na cabeça

Fabio Previdelli Publicado em 15/10/2022, às 10h40 - Atualizado em 17/10/2022, às 14h45

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
O ex-atleta Oscar Schmidt - Getty Images
O ex-atleta Oscar Schmidt - Getty Images

Em 2011, o ex-jogador de basquete Oscar Schmidt, considerado o maior nome brasileiro da modalidade, foi diagnosticado com um câncer no cérebro — doença que ele trata desde então. 

À época, Oscar chegou a passar por procedimentos cirúrgicos e, daí em diante, tratava o tumor com sessões de quimioterapia. Em entrevista ao programa ‘Sensacional’, da Rede TV, ele afirmou que não passa mais pelo procedimento. 

Parei esse ano com a quimioterapia. Eu mesmo decidi”, declarou Schmidt

Aproveitar o resto da vida

Aos 64 anos, o ex-atleta explicou falou sobre o procedimento e explicou que também deseja aproveitar ao máximo o resto da vida ao lado de seus familiares.

“Antes, eu morria de medo de morrer. Fechar o olho e não acordar mais, para mim, era um terror. Graças ao tumor, perdi esse medo. Não quero ser o melhor palestrante ou o melhor jogador. Quero ser um marido e pai melhor", explicou.

ATUALIZAÇÃO

Após a repercussão do assunto, Oscar se pronunciou através das redes sociais e disse que recebeu alta do tratamento, e não que desistiu como noticiado através de sua fala no programa. "O meu médico Olavo Ferreira, ao ver meus últimos exames, falou que eu estava bem e para parar a quimioterapia. Depois dessa declaração que eu dei, que virou uma confusão danada, eu não tô desistindo do meu tratamento, eu recebi alta do meu médico. Eu não tô parando nada, o meu médico que acha que eu estou curado e eu estou curado mesmo. Agradeço aos meus fãs e eu venci essa batalha", disse ele.

Em comunicado recebido pela equipe do site Aventuras na História, também é enfatizado que Oscar está 'bem de saúde'. 

"Em razão de matérias/notas publicadas por veículos de comunicação e informações publicadas em redes sociais na data de ontem (sexta-feira, dia 14) e hoje (sábado, dia 15), gostaríamos de esclarecer que Oscar Schmidt, ex-jogador de basquete e atual palestrante motivacional, está bem de saúde, considerado curado do câncer no cérebro contra o qual enfrentou um longo e delicado tratamento acompanhado pelo oncologista Dr. Olavo Feher desde 2013. O ‘recorte’ dado pela mídia após entrevista concedida ao programa ‘Sensacional’, da RedeTV!, gerou uma interpretação equivocada sobre seu estado de saúde: Oscar não ‘desistiu’ do tratamento de quimioterapia, como noticiado. Durante todo o período após a extração do tumor, Oscar realizou exames de rotina regularmente, inclusive ressonâncias magnéticas, acompanhando de perto a evolução do tratamento. Recentemente, a equipe médica informou que não seria mais necessário submeter-se às sessões, uma vez que, já há bastante tempo, não há qualquer sinal da doença em seu organismo."