Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Arqueologia

Portas secretas da Grande Pirâmide de Gizé serão exploradas por expedição

Câmaras nunca antes exploradas do monumento egípcio estão previstas para serem investigadas por uma missão arqueológica futura, anunciou arqueólogo

Ingredi Brunato Publicado em 30/11/2023, às 16h51

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem de pirâmide de Gizé - Reprodução/Vídeo/Canal History Brasil
Imagem de pirâmide de Gizé - Reprodução/Vídeo/Canal History Brasil

Em entrevista ao portal The U.S. Sun, Zahi Hawass, arqueólogo e ex-Ministro de Estado para Assuntos de Antiguidades do Egito, anunciou que uma impressionante missão arqueológica está sendo programada para ocorrer na Grande Pirâmide de Gizé. 

O monumento, que é considerado como a mais antiga da lista das Sete Maravilhas do Mundo Antigo, foi construído pela civilização egípcia entre 2580 a.C. e 2560 a.C. e atrai milhares de turistas todos os anos. 

Embora seja uma construção de grande fama, vale apontar que ela ainda não foi inteiramente explorada: existem, por exemplo, trêsportas secretas descobertas por uma investigação anterior que ainda não sabemos para onde levam. 

"Uma na entrada sul da segunda câmara que possui duas alças de cobre. Vinte e um centímetros atrás daquela encontramos uma segunda e no túnel norte encontramos a terceira porta com duas maçanetas de cobre", explicou Hawass ao veículo. 

No dia 5 de dezembro estou liderando uma equipe para ver, descobrir e responder às perguntas sobre essas portas", afirmou o arqueólogo. 

Mais detalhes 

A Grande Pirâmide de Gizé foi construída pelos egípcios para abrigar a múmia do faraó Queóps, que foi o segundo governante da quarta dinastia. Ela possui três câmaras principais, dentre elas a Câmara da Rainha, que é onde existem dois poços opostos um ao outro, e, dentro deles, as portas enigmáticas citadas. 

Estamos planejando limpar o poço sul por fora para saber se ele abre para o exterior. Se isso acontecer, então é possível que fosse uma porta simbólica para o rei usar na travessia para o Submundo (...) Somente pesquisas mais aprofundadas sobre os poços poderão revelar sua função, resolvendo um dos muitos mistérios da Grande Pirâmide", acrescentou Hawass