Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Praça Princesa Isabel

Praça Princesa Isabel: Prefeitura de SP levanta muros em praça que foi ocupada pela Cracolândia

A Praça Princesa Isabel é localizada na região central de São Paulo

Redação Publicado em 12/09/2022, às 18h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
À esquerda, a praça ocupada pela Cracolândia e à direita, muros sendo construídos na Praça Princesa Isabel - Divulgação / vídeo e Divulgação / Youtube / TV Brasil
À esquerda, a praça ocupada pela Cracolândia e à direita, muros sendo construídos na Praça Princesa Isabel - Divulgação / vídeo e Divulgação / Youtube / TV Brasil

A Prefeitura de São Paulo começou a levantar pequenos muros no espaço da Praça Princesa Isabel, na região central da cidade, para instalar grades. As obras começaram no último domingo, 11, e fazem parte do processo de transformação do local em um parque municipal, de acordo com a gestão municipal.

Entre março e maio, a praça foi ocupada por usuários de drogas da Cracolândia, porém, com a proximidade da inauguração do novo endereço do Hospital Pérola Byington, a Guarda Civil Metropolitana dispensou os dependentes químicos e fez um cerco para impedir que retornassem à praça.

O prefeito Ricardo Nunes (MDB), sancionou em junho uma lei que permite a transformação da praça em um parque. Na época, a Prefeitura informou em nota que “a medida é uma reinvindicação antiga da população da região, que já havia solicitado o seu cercamento e visa a proteção do patrimônio ecológico, a preservação do meio ambiente e a revitalização do centro histórico da cidade”.

Por meio da Subprefeitura da Sé, a Prefeitura de São Paulo informou que tais ações executadas seguem o processo de transformação da Praça Princesa Isabel em Parque Municipal conforme o decreto 61.503/22.

Muros sendo construídos na Praça Princesa Isabel - Crédito: Divulgação / Youtube / TV Brasil

Nova tentativa

A pasta também explicou que a construção do muro, no momento, está sendo feita para a colocação das grades e que o processo de revitalização do lugar foi iniciado em fevereiro, de acordo com o Estadão.

O fluxo da Cracolândia, naquele momento, se concentrava perto da Estação Júlio Prestes, e após serem dispersados diversas vezes, eles agora estão espalhados pela Rua dos Gusmões, na Santa Ifigênia, desde julho.

Desde março de 2021, segundo a Subprefeitura da Sé, mais de 30 praças já foram revitalizadas, tendo como exemplo a da República e a Dom Orione. Agora, as praças que estão em obras são a Praça Princesa Isabel e a Hélio Ansaldo.

O governador e candidato à reeleição Rodrigo Garcia (PSDB) disse, no começo do mês, que o combate ao crime na região da Cracolândia está chegando em sua “etapa final”.