Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Prêmio Nobel

Prêmio Nobel da Física vai para pioneiros da mecânica quântica

Cerimônia de premiação ocorrerá no dia 10 de dezembro, em Estocolmo

Redação Publicado em 04/10/2022, às 12h41

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Medalha do prêmio Nobel - Divulgação / The Nobel Prize
Medalha do prêmio Nobel - Divulgação / The Nobel Prize

Três personalidades venceram o Prêmio Nobel de Física nesta terça-feira, 4, por suas descobertas relacionadas à mecânica quântica. Os cientistas homenageados são o francês Alain Aspect, o americano John Clauser e o austríaco Anton Zeilinger.

Segundo informações da AFP, os ganhadores do prêmio realizaram um trabalho pioneiro com "entrelaçamento quântico", mecanismo no qual duas partículas quânticas estão perfeitamente correlacionadas, não importando a distância entre elas.

De acordo com a fonte, o Comitê Nobel ressaltou que cada um dos cientistas "realizou experimentos inovadores usando estados quânticos emaranhados, nos quais duas partículas se comportam como uma unidade inclusive quando estão separadas."

O comunicado da organização também destacou que os resultados dos trabalhos "abriram caminho para novas tecnologias baseadas na informação quântica".

Prêmio em dinheiro

Os três vencedores, que deverão dividir uma quantia de 10 milhões de coroas suecas (o equivalente a 901.500 dólares), receberão o prêmio das mãos do rei Carl XVI Gustaf em uma cerimônia a ser realizada no dia 10 de dezembro, em Estocolmo.

A data marca o aniversário da morte do cientista responsável pela criação da premiação, Alfred Nobel, falecido em 1896.