Notícias » El Salvador

Presidente de El Salvador ironiza oposição e diz ser o "ditador mais legal do mundo"

A mudança na biografia do perfil público do chefe de estado chamou atenção

Wallacy Ferrari, sob supervisão de Thiago Lincolins Publicado em 22/09/2021, às 09h37

Print da descrição do presidente
Print da descrição do presidente - Divulgação / Twitter

O presidente de El Salvador, Nayib Bukele, chamou atenção de seus seguidores no Twitter após alterar a descrição de seu perfil público; abaixo de seu nome, o chefe de estado declarou ser "o ditador mais 'cool' (legal, em tradução do inglês) do mundo", 

O  título tirânico surgiu na noite de domingo, 19, quando o presidente mudou o título para se classificar como ditador e ironizar opositores que o consideram incisivo, mas adicionando o termo "cool" somente na madrugada desta quarta-feira, 22. Anteriormente, a legenda o identificava como "pai de Layla" ou, simplesmente, "presidente de El Salvador".

Não é a primeira vez onde Bukele brinca sobre uma suposta postura ditatorial; em janeiro deste ano, trocou a foto oficial de presidente no perfil pessoal por uma ilustrando o protagonista do filme de comédia "O Ditador" (2012), onde o personagem Haffaz Aladeen, um general almirante personificado pelo ator Sacha Baron Cohen, se orgulha por medidas impopulares.

Apesar das brincadeiras, o presidente, que governa o país desde junho de 2019, já afirmou que o país não será uma ditadura durante seu mandato, contestando "ativistas, analistas, jornalistas e políticos" contrários aos seus ideais.