Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Japão

Primeiro-ministro japonês ordena que seita Moon seja investigada

De origem sul-coreana, a organização religiosa é acusada de ter ligação com diversos políticos no país

Redação Publicado em 17/10/2022, às 13h34

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Fumio Kishida, o primeiro-ministro do Japão - Getty Images
Fumio Kishida, o primeiro-ministro do Japão - Getty Images

O primeiro-ministro do Japão, Fumio Kishida, ordenou nesta segunda-feira, 17, a abertura de uma investigação sobre a Igreja da Unificação, instituição que estaria ligada a inúmeras figuras políticas do país. A ordem dada hoje ocorre três meses após o assassinato do antigo premiê japonês, Shinzo Abe

Conforme informou a agência de notícias RFI, a seita, que surgiu na Coreia do Sul, está no centro das atenções desde que veio à tona a informação de que o homem que matou Abe agiu motivado pelo ressentimento que tinha pela igreja. A organização tem sido acusada de pressionar seus membros a realizarem doações de grandes quantias.

Cargo ameaçado

Nas últimas duas décadas, diversos advogados de ex-membros da Igreja da Unificação pediram ao Partido Conservador que corte vínculos com o grupo religioso. 

De acordo com a agência, os cidadãos japoneses criticam a infiltração de grupos religiosos na política do país e defendem a aprovação de uma lei que controle suas atividades.

No entanto, Fumio Kishida teria se recusado até esta segunda-feira a abrir uma investigação sobre a seita. Ele, que ocupa o cargo de primeiro-ministro desde setembro de 2021, tem visto sua popularidade cair consideravelmente com o surgimento de novas denúncias, o que pode pôr em xeque sua permanência no poder.