Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / ChatGPT

Projeto de lei protocolado em Santa Catarina foi feito por inteligência artificial

PL elaborado pelo ChatGPT foi apresentado na Assembleia Legislativa na última segunda-feira, 27

por Giovanna Gomes

ggomes@caras.com.br

Publicado em 02/03/2023, às 09h21

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem ilustrativa - Imagem de Gerd Altmann por Pixabay
Imagem ilustrativa - Imagem de Gerd Altmann por Pixabay

A Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) protocolou, na última segunda-feira, 27, um projeto de lei (PL) feito com a ajuda da inteligência artificialChatGPT. A proposta, que foi apresentada pelo deputado Matheus Cadorin (Novo), trata acerca da divulgação do estoque de medicamentos da rede estadual de saúde catarinense.

De acordo com o gabinete do deputado, foi possível usar a ferramenta na elaboração do texto do projeto de lei em razão da simplicidade do tema e, depois de finalizada, a redação passou por uma revisão jurídica, sendo que modificações foram feitas.

Segundo informações do portal de notícias G1, Cadorin considera que "o uso da inteligência artificial pode tornar o processo de elaboração de leis mais ágil e eficiente".

O PL estabelece que o governo de Santa Catarina deverá publicar mensalmente, em um site oficial, informações sobre o estoque de medicamentos disponíveis na rede estadual de saúde. A matéria agora precisa passar por comissões antes de chegar ao plenário e ser aprovada.

ChatGPT

O ChatGPT, como explicou o mestre em inteligência artificial Guy Perelmuter ao G1, é um robô virtual que interage com seres humanos.

É uma caixa de texto, onde você escreve sem precisar programar, sem precisar ser um técnico. Você escreve uma pergunta, faz um pedido, faz uma sugestão e você recebe uma resposta coesa, nunca perfeita ou raramente perfeita, mas coesa. CHATgpt, é importante que se diga, não é 100% confiável. Tem inúmeros exemplos de coisas errôneas”, disse ele.

Segundo a fonte, a ideia é que a máquina replique automaticamente o pensamento de uma pessoa, a partir de conversas. Nesse sentido, quanto mais interação a ferramenta tiver com os seres humanos, mais ela se aprimora.