Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Putin

Putin demite general após maior derrota de Moscou na guerra contra a Ucrânia

O general permaneceu no cargo sob o comando de Putin por apenas 16 dias

Isabelly de Lima, sob supervisão de Thiago Lincolins Publicado em 12/09/2022, às 15h24 - Atualizado em 18/09/2022, às 11h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Putin durante evento oficial na Alemanha - Getty Images
Putin durante evento oficial na Alemanha - Getty Images

A inteligência da Ucrânia revelou que, no último fim de semana, Moscou sofreu derrotas na região de Kharkiv, e por conta disso, Vladimir Putin, o presidente da Rússia, demitiu o comandante do Distrito Militar Ocidental das Forças Armadas, Roman Berdnikov.

Em uma publicação no Telegram, o setor de inteligência do Ministério da Defesa da Ucrânia disse que "novos comandantes do Distrito Militar Ocidental das Forças Armadas da Rússia foram nomeados após uma série de derrotas aplicadas pela Defesa da Ucrânia".

As autoridades russas informaram que Oleksandr Lapin foi nomeado tenente-general no lugar de Berdnikov, que ocupou o posto por exatos 16 dias, já que assumiu o cargo em 26 de agosto.

Derrotas da guerra

A Rússia anunciou no último sábado, 10, a retirada de tropas na região de Kharkiv, marcando a maior derrota de Moscou em campo de batalha desde que suas forças saíram dos arredores de Kiev, em março, segundo o Uol.

Já no domingo, 11, Volodymir Zelensky, presidente da Ucrânia, disse que as forças do país retomaram mais de 3 mil quilômetros quadrados durante uma contraofensiva no leste da Ucrânia, o que indica que, em menos de 24 horas, as forças de Kiev triplicaram seus ganhos.

As Forças Armadas da Ucrânia compartilharam vídeos nas redes sociais em que exibem soldados hasteando bandeiras do país em diversas cidades que foram reconquistadas pelos soldados de Kiev.