Notícias » Entretenimento

Qual a ligação do pai de Schwarzenegger com o nazismo?

O ator relembrou recentemente a história do pai enquanto soldado de Hitler durante a Segunda Guerra para pedir o fim do conflito Rússia x Ucrânia

Redação Publicado em 26/03/2022, às 08h00

Arnold Schwarzenegger no vídeo publicado
Arnold Schwarzenegger no vídeo publicado - Divulgação/Twitter/@Schwarzenegger

Recentemente, viralizou nas redes sociais um vídeo publicado pelo ator e ex-governador da Califórnia Arnold Schwarzenegger em seu perfil do Twitter e do Telegram em que ele pedia pelo fim da guerra na Ucrânia.

Falando diretamente com a população russa e em especial com os soldados do país que estão lutando em território ucraniano, com legendas na língua, Schwarzenegger se abre falando sobre o halterofilista russo Yuri Petrovich Vlasov.

“A força e o coração do povo russo sempre me inspiraram. É por isso que espero que você me deixe te dizer a verdade sobre a guerra na Ucrânia (...) Eu sei que seu governo te disse que essa é uma guerra para 'desnazificar' a Ucrânia. Isso não é verdade. A Ucrânia é um país com um presidente judeu. Um presidente judeu, devo acrescentar, cujos três irmãos do pai foram todos assassinados pelos nazistas”, declarou na gravação.

O ator e ex-Governador da Califórnia Arnold Schwarzenegger/ Crédito: Dale Frost of the Port of San Diego via Wikimedia Commons

No entanto, o ponto alto do vídeo é quando o ator fala sobre a história de seu pai, o que torna o pedido de paz ainda mais poderoso. Gustav foi um soldado que lutou no exército nazista de Adolf Hitler durante a Segunda Guerra Mundial.

"Quando meu pai chegou em Leningrado [a capital da Rússia na época], ele estava todo inflamado com as mentiras que o governo dele havia lhe contado. Já quando ele deixou Leningrado, estava destruído, física e mentalmente. Ele viveu o resto de sua vida com dor: dor nas costas, dor dos estilhaços que sempre o lembravam de seus anos terríveis e dor da culpa que ele sentia", relatou.

"Eu não quero que vocês [os soldados russos] fiquem quebrados como o meu pai ficou. Essa não é a guerra para defender a Rússia que seus avôs e tataravôs lutaram. Essa é uma guerra ilegal. Suas vidas, seus membros e seus futuros estão sendo sacrificados por uma guerra sem sentido que é condenada pelo mundo inteiro!", concluiu Schwarzenegger.

O pai nazista de Schwarzenegger

Como reportou a Folha de S. Paulo, arquivos públicos de Viena e Berlim mostram que Gustav Schwarzenegger entrou para o Partido Nacional-Socialista dos Trabalhadores Alemães (NSDAP) em 1938.

A entrada para o partido nazista aconteceu uma ano antes do pai do ator se alistar no Exército da Alemanha — tendo nascido na Áustria —, o que aconteceu na primavera de 1939.

Enquanto estava na polícia militar, Gustav participou de eventos sangrentos que se tornariam muito importantes para a história mundial. O maior exemplo é a invasão alemã à Polônia, naquele mesmo ano.

Gustav Schwarzenegger/ Crédito: Geni.com via Wikimedia Commons

Pouco depois, o pai de Arnold foi enviado à frente russa, tendo que participar da Batalha de Stalingrado em setembro de 1941, um dos confrontos mais tenebrosos da Segunda Guerra Mundial.

De acordo com o rabino Mervyn Hier, fundador do centro Wiesenthal de Los Angeles e amigo do ator, Gustav foi um nazista ''aderiu ao NSDAP antes do Anschluss”, a anexação da Áustria ao terceiro Reich de Hitler em 11 de março de 1938.

''No que diz respeito ao alistamento no Exército, não havia verdadeiramente uma opção; quase nenhum austríaco pôde escapar”, explicou Ursula Schwarz, historiadora do centro de documentação sobre a resistência austríaca em Viena.

Ainda enquanto soldado, o nazista foi ferido e teve malária, o que fez com que ele fosse dispensado do serviço e saísse da ativa em fevereiro de 1944, três anos antes de Arnold nascer. Gustav morreu em 1971, aos 64 anos.


+Saiba mais sobre o nazismo por meio de grandes obras disponíveis na Amazon:

Terceiro Reich na história e na memória, de Richard J. Evans (2018) - https://amzn.to/353Tu2w

As mulheres do nazismo, de Wendy Lower (2014) - https://amzn.to/3bwrlDv

A vida secreta dos nazistas, de Paul Roland (2020) - https://amzn.to/2yy0qso

Filhos de nazistas: Os impressionantes retratos de família da elite do nazismo, de Tania Crasnianski (2018) - https://amzn.to/2wWv5iy

Hitler e o nazismo, de Richard Geary (2012) - https://amzn.to/2xThKIe

O Nazista e o Psiquiatra, de Jack El-Hai (2016) - https://amzn.to/36XyD2z

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp 

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W