Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Schwarzenegger

Qual a ligação do pai de Schwarzenegger com o nazismo?

Arnold Schwarzenegger já revelou detalhes sobre a história do pai enquanto soldado de Hitler durante a Segunda Guerra

Redação Publicado em 26/03/2022, às 08h00 - Atualizado em 12/07/2022, às 14h36

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Gustav e Arnold Schwarzenegger - Geni.com via Wikimedia Commons / Getty Images
Gustav e Arnold Schwarzenegger - Geni.com via Wikimedia Commons / Getty Images

Em março deste ano, Arnold Schwarzenegger viralizou nas redes sociais ao publicar um vídeo em seu perfil do Twitter e do Telegram em que pedia pelo fim da guerra na Ucrânia, que se estende desde o final de fevereiro. 

Falando diretamente com a população russa e em especial com os soldados do país que estão lutando em território ucraniano, com legendas na língua, o ator e ex-governador da Califórnia se abriu falando sobre o halterofilista russo Yuri Petrovich Vlasov.

“A força e o coração do povo russo sempre me inspiraram. É por isso que espero que você me deixe te dizer a verdade sobre a guerra na Ucrânia (...) Eu sei que seu governo te disse que essa é uma guerra para 'desnazificar' a Ucrânia. Isso não é verdade. A Ucrânia é um país com um presidente judeu. Um presidente judeu, devo acrescentar, cujos três irmãos do pai foram todos assassinados pelos nazistas”, declarou na gravação.

O ator e ex-Governador da Califórnia Arnold Schwarzenegger/ Crédito: Dale Frost of the Port of San Diego via Wikimedia Commons

No entanto, o ponto alto do vídeo é quando o ator fala sobre a história de seu pai, o que tornou o pedido de paz ainda mais poderoso. Gustav foi um soldado que lutou no exército nazista de Adolf Hitler durante a Segunda Guerra Mundial.

"Quando meu pai chegou em Leningrado [a capital da Rússia na época], ele estava todo inflamado com as mentiras que o governo dele havia lhe contado. Já quando ele deixou Leningrado, estava destruído, física e mentalmente. Ele viveu o resto de sua vida com dor: dor nas costas, dor dos estilhaços que sempre o lembravam de seus anos terríveis e dor da culpa que ele sentia", relatou.

"Eu não quero que vocês [os soldados russos] fiquem quebrados como o meu pai ficou. Essa não é a guerra para defender a Rússia que seus avôs e tataravôs lutaram. Essa é uma guerra ilegal. Suas vidas, seus membros e seus futuros estão sendo sacrificados por uma guerra sem sentido que é condenada pelo mundo inteiro!", concluiu Schwarzenegger.

O pai nazista de Schwarzenegger

Como reportou a Folha de S. Paulo, arquivos públicos de Viena e Berlim mostram que Gustav Schwarzenegger entrou para o Partido Nacional-Socialista dos Trabalhadores Alemães (NSDAP) em 1938.

A entrada para o partido nazista aconteceu uma ano antes do pai do ator se alistar no Exército da Alemanha — tendo nascido na Áustria —, o que aconteceu na primavera de 1939.

Enquanto estava na polícia militar, Gustav participou de eventos sangrentos que se tornariam muito importantes para a história mundial. O maior exemplo é a invasão alemã à Polônia, naquele mesmo ano.

Gustav Schwarzenegger/ Crédito: Geni.com via Wikimedia Commons

Pouco depois, o pai de Arnold foi enviado à frente russa, tendo que participar da Batalha de Stalingrado em setembro de 1941, um dos confrontos mais tenebrosos da Segunda Guerra Mundial.

De acordo com o rabino Mervyn Hier, fundador do centro Wiesenthal de Los Angeles e amigo do ator, Gustav foi um nazista ''aderiu ao NSDAP antes do Anschluss”, a anexação da Áustria ao terceiro Reich de Hitler em 11 de março de 1938.

''No que diz respeito ao alistamento no Exército, não havia verdadeiramente uma opção; quase nenhum austríaco pôde escapar”, explicou Ursula Schwarz, historiadora do centro de documentação sobre a resistência austríaca em Viena.

Ainda enquanto soldado, o nazista foi ferido e teve malária, o que fez com que ele fosse dispensado do serviço e saísse da ativa em fevereiro de 1944, três anos antes de Arnold nascer. Gustav morreu em 1971, aos 64 anos.