Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Guerra em Israel

Quase 200 pessoas são mantidas como reféns em Gaza, afirma Israel

Governo israelense estima que 199 pessoas são mantidas prisioneiras pelo Hamas no território

Redação Publicado em 16/10/2023, às 11h38

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Faixa de Gaza após ataques aéreos no último dia 9 - Getty Images
Faixa de Gaza após ataques aéreos no último dia 9 - Getty Images

O governo de Israel anunciou que, segundo suas estimativas, pelo menos 199 pessoas estão sendo mantidas como reféns pelo Hamas, grupo palestino islâmico, na Faixa de Gaza. 

A informação foi dada à CNN por Daniel Hagari, que atua como porta-voz das Forças Armadas israelenses. Anteriormente, vale mencionar, este número era estimado em 155 indivíduos. 

Outro detalhe importante é que, de acordo com a embaixada do Brasil em Israel, não existe nenhum brasileiro entre os reféns. Até o momento, foram confirmadas as mortes de três brasileiros no país, aliás, e existe ainda uma mulher desaparecida. 

Contexto

O governo israelense declarou guerra ao Hamas no sábado retrasado, 7, após seu território receber um ataque surpresa do segundo — que é um grupo islâmico de orientação sunita que domina a Faixa de Gaza. 

A tensão entre Israel e a população palestina, todavia, remonta a décadas atrás, quando os judeus migraram para o Oriente Médio em massa e formaram seu país, expulsando os palestinos do local. 

O Hamas, por sua vez, acredita que esse território foi ocupado de maneira injusta, e deveria ser devolvido ao povo palestino, motivo pelo qual árabes e israelenses entram em impasses há décadas.