Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Tomie Ohtake

Quem é Tomie Ohtake, homenageada pelo Google

Nesta segunda-feira, 21, Doodle do Google é estampado com homenagem a Tomie Ohtake; confira!

Redação Publicado em 21/11/2023, às 07h58

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Homenagem do Google a Tomie Ohtake - Google
Homenagem do Google a Tomie Ohtake - Google

Nesta segunda-feira, 21 de novembro, aqueles que abrirem a página inicial do Google vão se deparar com uma homenagem especial do Doodle à artista Tomie Ohtake. Ela, uma artista plástica japonesa naturalizada brasileira, é considerada hoje uma das principais representantes do abstracionismo informal, movimento artístico que segue a criação de formas mais livres e expressa sentimentos e emoções.

Nascida no dia 21 de novembro de 1913 — por causa desta data, a homenagem nesse dia — em Quioto, no Japão, Tomie Ohtake mudou-se para o Brasil em 1936, onde estabeleceu-se permanentemente. Foi somente com 40 anos que ela descobriu seu amor pela pintura e iniciou sua carreira artística, que teria impacto duradouro na arte brasileira.

A carreira de Ohtake fez dela uma figura e referência artística conhecida ao longo de seu mais de um século de vida. Ela morreu na tarde do dia 12 de fevereiro de 2015, aos 101 anos, em São Paulo, após sofrer um choque séptico causado por broncopneumonia. Ela era mãe de Ruy Ohtake, um renomado arquiteto e designer brasileiro.

A artista Tomie Ohtake em fotografia tirada em 1969
A artista Tomie Ohtake em fotografia tirada em 1969 / Crédito: Domínio Público via Wikimedia Commons

Estilo artístico único

Segundo o blog Google Discovery, o estilo artístico único de Tomie Ohtake foi responsável por destacá-la no cenário artístico brasileiro, em meio a um período no qual muitos artistas adotavam uma abordagem mais precisa e rígida. Ela, por sua vez, trabalhava criando formas abstratas e geométricas imperfeitas, com grande emprego de cores primárias.

Em sua carreira, a artista realizou inúmeras exposições individuais e coletivas, tendo sido premiada diversas vezes por suas obras. Além do mais, sua contribuição artística não se limita à telas: ela também foi responsável por promover artes públicas, criando instalações de grande porte em várias cidades, como o monumento em homenagem aos 80 anos da Imigração Japonesa (2017) na avenida 23 de Maio, em São Paulo, e o Monumento Tomie Ohtake (2004) em Ipatinga, Minas Gerais.