Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Arqueologia

Quirguistão: Pai e filho fazem descoberta arqueológica durante pesca

Após irem pescar em uma barragem, a dupla acidentalmente encontrou um vaso de argila que remonta à Idade Média; entenda!

Redação Publicado em 28/12/2023, às 10h34

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Montagem mostrando os responsáveis pela descoberta, assim como uma foto da relíquia sozinha - Divulgação/ Manas Epic Museum
Montagem mostrando os responsáveis pela descoberta, assim como uma foto da relíquia sozinha - Divulgação/ Manas Epic Museum

No Quirguistão, pai e filho que saíram para praticar pesca no reservatório de Kirov, que conta com uma das maiores barragens do país, acabaram fazendo uma incrível descoberta arqueológica por acidente. 

Toktogulov e o pequeno Idiris toparam com um vaso de argila decorado enterrado no solo que remonta ao período entre os séculos 14 e 16, durante a Idade Média, conforme repercutido pelo AkiExpress. Adicionalmente, a relíquia é conhecida como "kumura". 

Eles contataram as autoridades para realizar a descoberta do artefato de barro, que possui 25 centímetros de altura e um gargalo com 14,5 centímetros de diâmetro. Além do jarro, aliás, havia outros fragmentos de cerâmica no local do achado. 

Montagem mostrando o jarro de cima e de baixo / Crédito: Divulgação/ Manas Epic Museum

Desdobramentos

Após ficarem sabendo do ocorrido, uma equipe de especialistas do museu local realizou uma visita às margens do reservatório a fim de realizar uma investigação arqueológica do solo onde estava o vaso medieval.

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!