Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Filipinas

Radialista filipino é assassinado durante transmissão ao vivo no Facebook

Homem é o quarto jornalista nas Filipinas a ser morto desde junho de 2022

por Giovanna Gomes

ggomes@caras.com.br

Publicado em 06/11/2023, às 11h53

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Ó radialista assassinado Juan Jumalon - Divulgação/Calamba FM
Ó radialista assassinado Juan Jumalon - Divulgação/Calamba FM

O radialista filipinoJuan Jumalon foi fatalmente baleado por um agressor não identificado dentro de seu estúdio em casa enquanto transmitia ao vivo em sua estação de rádio, a Calamba Gold FM 94.7. O crime foi testemunhado por espectadores que assistiam à transmissão no Facebook.

Jumalon é o quarto jornalista nas Filipinas a ser morto desde junho de 2022, durante a administração do presidente Ferdinand 'Bongbong' Marcos. Além disso, ele é o 199º jornalista morto desde a restauração da democracia nas Filipinas em 1986, após a Revolução do Poder Popular que depôs o ditador Ferdinand Marcos, pai do presidente atual.

Segundo o portal MediaTalks, o assassinato ocorreu na manhã de domingo, no estúdio localizado em sua residência na cidade de Calamba, província de Laguna, que possui mais de 500 mil habitantes.

De acordo com a Federação Internacional de Jornalistas (IFJ), o atirador se fez passar por um ouvinte, solicitando permissão para entrar nas instalações da estação de rádio para fazer um anúncio "importante".

Dois tiros na cabeça

Durante a transmissão, Jumalon foi atingido por dois tiros na cabeça. Um vídeo do ataque mostra o atirador roubando o colar de ouro do radialista antes de fugir com um cúmplice. Jumalon foi levado às pressas para o hospital, mas chegou lá já sem vida. A transmissão ao vivo foi removida do Facebook.

A polícia iniciou uma operação para capturar o autor do crime, e investigações estão em andamento para determinar os possíveis motivos por trás do assassinato.