Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Japão

Recontagem revela que Japão possui duas vezes mais ilhas do que pensado

Afetado por diversos terremotos, o território do país está em constante transformação

Ingredi Brunato Publicado em 16/02/2023, às 08h57

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem meramente ilustrativa de mapa do Japão - Divulgação/ Pixabay/ 652234
Imagem meramente ilustrativa de mapa do Japão - Divulgação/ Pixabay/ 652234

Uma iniciativa recente de mapeamento digital do território japonês revelou que ele possui mais que o dobro de ilhas em relação ao número registrado anteriormente: em vez de 6 mil, o Japão é composto por 14 mil ilhas, anunciaram geógrafos. 

A pesquisa foi realizada pela Autoridade de Informação Geoespacial da nação, conforme informado pelo The Guardian, sendo marcada por ser a primeira deste tipo em 35 anos. Ela foi encomendada pelo governo em 2021 por ser considerada "de interesse nacional". 

Um detalhe relevante, todavia, é que a extensão total do país provavelmente não irá mudar, estando simplesmente mais fragmentada. Suas águas territoriais também não estão previstas para serem alteradas pela nova informação. 

Vale lembrar que, devido à sua localização geográfica (o Japão está situado sobre a junção entre três placas tectônicas diferentes, uma zona com forte tendência a registrar terremotos) o território da nação asiática é submetido a constantes mudanças. 

Métodos diferentes 

A última contagem das ilhas japonesas ocorreu ainda em 1987, quando o mapeamento era realizado com papel e caneta. Já no último projeto, mapas digitalizados foram cruzados com fotografias aéreas para que dados precisos fossem alcançados.