Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Brasil

Região estava evacuada 40 minutos antes de deslizamento em Ouro Preto

O incidente no centro histórico destruiu um casarão do século 19

Wallacy Ferrari Publicado em 13/01/2022, às 14h42

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagens térreas do deslizamento em Ouro Preto, MG - Divulgação / Redes sociais
Imagens térreas do deslizamento em Ouro Preto, MG - Divulgação / Redes sociais

A região do Morro da Forca, área componente do centro histórico de Ouro Preto, em Minas Gerais,  já havia sido isolada pelo Corpo de Bombeiros local aproximadamente 40 minutos antes do deslizamento de terra que derrubou um dos casarões históricos do século 19 e um depósito.

A área estava evacuada e o distanciamento humano ocasionou no abandono temporário das residências e estabelecimentos ao redor. A medida permitiu que, mesmo com a destruição de parte do local, ninguém se ferisse.

O início do deslizamento se deu por volta das 8h30 da manhã, quando os militares foram acionados para uma vistoria.

Ao verificar os problemas estruturais, os agentes orientaram a desocupação imediata dos edifícios ao redor.

A queda ocorreria 40 minutos depois, às 9h10. A área segue sendo observada por ainda apresentar instabilidade, podendo atingir um restaurante e um hotel em funcionamento em caso de outro desmoronamento.

É importante destacar que a atuação preventiva do Corpo de Bombeiros juntamente com a Defesa Civil Municipal de Ouro Preto foi decisiva para que não existissem vítimas nesse caso, uma vez que o local já se encontrava isolado e evacuado preventivamente", afirmou o tenente Pedro Aihara, porta-voz da corporação, ao portal G1.