Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Relógio

Relógio com maior número de pedras espaciais entra para o Livro dos Recordes

Feito com fragmentos de meteoritos, o relógio em questão foi avaliado em mais de 1 milhão de reais

por Giovanna Gomes

ggomes@caras.com.br

Publicado em 02/10/2023, às 09h49

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Relógio suíço feito com meteoritos - Divulgação/Guinness World Records
Relógio suíço feito com meteoritos - Divulgação/Guinness World Records

Um relógio fabricado pela empresa suíça Les Ateliers Louis Moinet conquistou, no dia 31 de julho, um lugar no Livro dos Recordes por comportar o maior número de pedras espaciais em um acessório do tipo. O "Cosmopolis", como foi chamado o relógio em questão, exibe 12 meteoritos, que são fragmentos de pedras espaciais que caíram na Terra.

Segundo informações da revista Galileu, o nome da relojoaria é uma homenagem a Louis Moinet, o suíço creditado como o inventor do cronógrafo. Como destaca a fonte, além de relojoeiro, Moinet era também astrônomo, o que justifica a preferência da empresa por nomes e materiais relacionados ao espaço.

A criação do relógio

De acordo com Jean-Marie Schaller, o CEO e diretor criativo da relojoaria, o primeiro desafio da etapa de criação foi conceber um design que realçasse cada um dos 12 meteoritos, ao mesmo tempo em que mantinha uma estética contemporânea. A solução encontrada foi uma caixa de ouro rosa de 18 quilates, com um diâmetro de 40 milímetros e uma pulseira preta.

A etapa seguinte envolveu um minucioso processo de corte dos meteoritos, cada um apresentando desafios únicos devido às suas fragilidades individuais. Após essa etapa, veio o cuidadoso processo de inserção de cada meteorito no relógio, uma integração que foi meticulosamente realizada pela Les Ateliers Louis Moinet S.A.

A peça recordista tem um preço de 225 mil francos suíços, aproximadamente R$ 1,2 milhão, de acordo com a relojoaria. A empresa planeja preservar o relógio como parte permanente de um museu.