Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Invasão em Brasília

Relógio histórico quebrado durante ataques em Brasília não marcava “13h30”

É falsa a afirmação de que o objeto teria sido quebrado antes da invasão — e que o homem responsável seria um infiltrado

Redação Publicado em 24/01/2023, às 11h01

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Momento em que homem destruiu relógio histórico - Divulgação / Presidência da República
Momento em que homem destruiu relógio histórico - Divulgação / Presidência da República

Ao contrário do que dizem publicações bolsonaristas que circulam nas redes sociais, o relógio histórico de Dom João VI, o qual foi quebrado no dia 8 de janeiro de 2023 durante a invasão terrorista à Praça dos Três Poderes, não marcava 13h30 ou 12h25 quando foi danificado.

Publicações que vêm sendo compartilhadas desde 16 de janeiro dizem que o homem que aparece nas filmagens divulgadas pela Presidência da República seria um “infiltrado da esquerda” e que ele teria quebrado o objeto antes mesmo de que os bolsonaristas invadissem o local. A falsa afirmação é baseada no horário marcado pelos ponteiros do relógio em questão.

“A invasão no Capitólio tupiniquim começou as 15:00; o infiltrado disfarçado de bolsonarista quebra um relógio marcando 13:30 e posa em frente a câmera com uma camiseta com a foto do Bolsonaro”, diz uma postagem compartilhada no Twitter. Outras publicações, no entanto, afirmam que a peça marcaria o horário de 12h25.

Afirmação é falsa

Contudo, de acordo com a agência de notícias AFP, tanto a Secretaria de Comunicação Social (Secom) da Presidência da República quanto a Coordenação de Preservação de Bens Históricos e Artísticos confirmaram que o objeto do século XVII não funcionava mais.

“No sistema de gestão dos bens históricos e artísticos da Presidência da República, que foi preenchido em 2017, o estado de conservação do relógio já descrevia-o como um bem sem funcionamento”, disse Fabiana Carvalho de Oliveira, da Coordenação de Preservação de Bens Históricos e Artísticos à AFP Checamos

Além disso, Secom informou à fonte que o relógio de Balthazar Martinot “já não estava em funcionamento há pelo menos 10 anos. Por essa razão, não há como levar em consideração o horário marcado por ele nas imagens internas do Palácio do Planalto no dia 8 de janeiro”.

Na reportagem sobre a invasão exibida pelo Fantástico, da TV Globo, é possível ver dia e horário corretos em que a peça foi arremessada no chão, que foram marcados pelo sistema de segurança: 08-01-2023, às 15h, 33 minutos e 8 segundos.