Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Roberto Jefferson

Responsável pela rendição de Roberto Jefferson diz que "vestiu um personagem"

Roberto Jefferson atirou mais de 20 vezes contra policiais

Redação Publicado em 24/10/2022, às 20h38

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem de Roberto Jefferson, agente e padre Kelmon - Reprodução / Vídeo
Imagem de Roberto Jefferson, agente e padre Kelmon - Reprodução / Vídeo

O responsável pela rendição do políticoRoberto Jefferson (PTB-RJ), Vinícius Secundo, agente de operações táticas da Polícia Federal, disse que "vestiu um personagem" durante as negociações. Mesmo depois que o ex-deputado atirou mais de 20 vezes contra policiais, o agente foi filmado rindo e conversando com Jefferson, o que gerou críticas.

Em uma mensagem escrita por Vinícius, ele tImageambém explica que é o chefe-substituto do GPI (Grupo de Pronta Intervenção) e o negociador formado pelo COT (Comando de Operações Táticas), a tropa de elite da Polícia Federal.

A responsabilidade da negociação era enorme, não havia condições de fazer uma entrada tática com tantas pessoas na casa e a informação que havia várias armas! Virou um gerenciamento de crise, se sai um inocente ferido ou morto, seria uma tragédia e nome da PF na lama! Eu vesti um personagem para desacelerar a situação da melhor maneira possível", escreveu o policial aos colegas.

Mesmo após o ex-deputado ter atirado mais de 20 vezes contra os policiais, Vinícius Secundo apareceu em um vídeo rindo e conversando com Jefferson. Como apurado pela coluna de Juliana Dal Piva, no UOL, o papo se deu depois da rendição.

"Aquela conversa do Vinicius não era negociação. Estava tudo terminado àquela altura. Apenas um papo entre bolsonaristas", disse um policial.

Segundo ele,  o objetivo da mensagem é melhorar a narrativa depois da divulgação do vídeo. Vinícius enfatizou "tudo terminou bem sem ninguém ferido ou morto e o perpetrador preso". De acordo com ele, "se a equipe do GPI estivesse no momento da troca de tiro, o resultado poderia ser outros, mas chegamos com uma situação de gerenciamento de crise, aí toda conduta muda!"

Jair Bolsonaro (PL), comentou a prisão de Jefferson: "o tratamento dispensado a quem atira em policial é bandido". No entanto, o vídeo mostra que o agente até mesmo disse: "O que o senhor precisar a gente vai fazer".