Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Terra

Retirada de água subterrânea mudou o eixo de rotação da Terra, descobre estudo

A mudança no eixo do planeta, que por muito tempo confundiu especialistas, seria causada por atividade humana

Redação Publicado em 29/06/2023, às 11h06

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem meramente ilustrativa de globo terrestre - Divulgação/ Freepik/ Licença livre
Imagem meramente ilustrativa de globo terrestre - Divulgação/ Freepik/ Licença livre

Dos anos 2000 para cá, os cientistas passaram a detectar uma curiosa mudança na inclinação do eixo de rotação da Terra. A explicação por trás do fenômeno teria sido determinada como o derretimento das calotas polares e das geleiras em montanhas, o que mudou a distribuição da massa ao redor do planeta. 

Um estudo recente, no entanto, adicionou outro fator que contribuiu para essa alteração: a extração da água dos lençóis freáticos (isso é, reservas subterrâneas) através de poços. Assim como no caso da diminuição das geleiras, essa atividade mudaria a maneira como a massa da Terra está ordenada na superfície terrestre.

A pesquisa foi publicada na revista científica Geophysical Research Letters no último dia 15 de junho. 

Consequências 

A retirada excessiva da água de mananciais, aliás, pode levar ao seu esgotamento, caso seja extraída uma quantidade maior do que aquela que pode ser resposta naturalmente pela fonte aquática. 

Quando os lençóis freáticos secam, podem ocorrer desabamentos de solo devido ao espaço oco onde antes passava o corpo d'água, conforme repercutiu o portal O Globo. 

Um ponto relevante de ser enfatizado é que essa mudança no eixo da Terra, portanto, é causada por atividades humanas. No caso do derretimento das calotas polares, por exemplo, é um resultado do efeito estufa. 

As alterações no eixo de rotação do planeta, por sua vez, podem ter muitas consequências diferentes, com uma das mais cotidianas sendo a maneira como essa movimentação impacta nossos sistemas de navegação por satélite, como o GPS.

Já um desdobramento mais drástico que pode ocorrer no caso do planeta aumentar seu grau de inclinação é a mudança das estações ao redor do mundo.