Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Segunda Guerra

Reveladas imagens do Colossus, computador que ajudou os aliados na Segunda Guerra

A agência de inteligência do Reino Unido revelou imagens inéditas de um dos computadores que marcou a história mundial durante a Segunda Guerra

Isabelly de Lima Publicado em 20/01/2024, às 10h48

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem do computador Colossus - Reprodução / GCHQ
Imagem do computador Colossus - Reprodução / GCHQ

A GCHQ, agência de inteligência do Reino Unido, liberou imagens inéditas do lendário Colossus, o computador que desempenhou um papel crucial na vitória dos Aliados durante a Segunda Guerra Mundial. As fotos foram divulgadas em comemoração ao 80º aniversário da chegada da máquina a Bletchley Park, local estratégico durante o conflito.

O Colossus foi concebido para decifrar mensagens secretas criptografadas dos nazistas, sendo utilizado para quebrar os códigos das comunicações estratégicas entre os principais generais alemães na Europa ocupada. Sua existência, até então sigilosa, só foi revelada ao público nos anos 2000.

Com mais de dois metros de altura e equipado com 2.500 válvulas, o Colossus foi o pioneiro dos computadores digitais. Entrando em operação no início de 1944, dez dessas máquinas trabalharam incansavelmente no final da guerra, descriptografando 63 milhões de caracteres de mensagens alemãs.

+ Para conferir as fotos, clique aqui.

Trabalho essencial

Operado por uma equipe de pessoas qualificadas, muitas das quais eram mulheres do Serviço Naval Real Feminino, o Colossus foi essencial para os Aliados. Contribuiu para enganar Hitler, fornecendo informações falsas sobre o local dos desembarques do Dia D, economizando vidas e encurtando a guerra, segundo o History.

Mulheres utilizando o computador Colossus - Reprodução / GCHQ

Ian Standen, CEO do Bletchley Park, afirmou: "O desenvolvimento da máquina Colossus foi um grande avanço nos esforços de decifração de Bletchley Park, ajudando os Aliados a decifrar um dos códigos mais complexos da Segunda Guerra Mundial. Bletchley Park é considerado o berço da computação moderna, graças ao trabalho pioneiro de decifradores como Alan Turing, Max Newman, Donald Michie e Jack Good".

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!