Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Rússia

Robonauta de Putin se prepara para integrar tripulação de Estação Espacial Internacional na próxima semana

Apelidado de Fedor, o androide é capaz de rastejar, manusear objetos e até mesmo dirigir carros

Fabio Previdelli Publicado em 14/08/2019, às 07h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Crédito: Reprodução
Crédito: Reprodução

A Agência Espacial Russa publicou imagens assustadoras de seu androide, parecido com humanos, que embarcará na próxima semana na Estação Espacial Internacional.

Apelidado de Fedor, Final Experimental Demonstration Research (Pesquisa Experimental de Demonstração Final, em português) a máquina antropomórfica foi registrada em baterias de testes no Cosmódromo de Bainkonur, no Cazaquistão.

Chamado de robonauta de Putin, a máquina pode exercer diferentes atividades, desde as mais simples, como: abrir garrafas e manusear objetos; até as mais complexas, como: dirigir carros. Os engenheiros acreditam que as funções realizadas por Fedor serão úteis quando o androide estiver em órbita.

O robô tem pouco menos de 2 metros de altura e pesa cerca de 100 quilos sendo capaz de carregar mais 20 quilos de equipamentos extras. Ele também pode rastejar, levantar-se sozinho depois de cair, segurar e largar objetos e usar ferramentas elétricas.

Uma tarefa fundamental de Fedor será na ajuda da construção e aprimoramento de bases na Lua e potencialmente em outros planetas.

O robonauta de Putin / Crédito: Reprodução

“Durante expedições espaciais e em outros planetas, os astronautas contarão com o auxilio dos robôs”, afirmou Sergei Khurs, chefe do projeto e diretor do Centro Nacional de Desenvolvimento Tecnológico e Robótica Básica.

O robonauta foi revelado pela primeira vez em dezembro de 2016 e faz parte do plano estratégico de Putin para conquistar a lua. O vice-primeiro-ministro do político, Dmitry Rogozin, afirmou que a Guerra na Síria mostrou à Rússia a importância de robôs em ambientes difíceis.

Na ocasião, a expectativa era de que Fedor pudesse fazer sua estreia espacial em cinco anos, este prazo está próximo de ser cumprido, com o embarque do androide na próxima semana.