Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Submarino

Ruídos são detectados por equipes de resgate durante buscas por submarino desaparecido

Submersível está desaparecido desde domingo no Oceano Atlântico com cinco pessoas a bordo

por Giovanna Gomes

ggomes@caras.com.br

Publicado em 21/06/2023, às 07h19

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
O submarino Titan - Divulgação / OceanGate
O submarino Titan - Divulgação / OceanGate

A Guarda Costeira dos Estados Unidos informou, nesta quarta-feira, 21, que equipes de resgate que se encontram atualmente à procura do submersível desaparecido com cinco pessoas a bordo detectaram "ruídos subaquáticos" na área de busca.

Com menos de 24 horas de oxigênio restantes dentro do submarino, a comunicação com o submersível Titan, de 6,5 metros de comprimento, foi perdida no domingo, aproximadamente duas horas após iniciar sua descida em direção aos destroços do lendário transatlântico Titanic. Os vestígios do navio estão localizados a quase 4.000 metros de profundidade e a cerca de 600 quilômetros de Terra Nova, no Atlântico Norte.

"Aviões canadenses P-3 detectaram ruídos subaquáticos na área de busca. Como resultado, as operações de um ROV (sigla em inglês para veículo operado de maneira remota) foram realocadas na tentativa de explorar a origem dos ruídos", disse, no Twitter, o primeiro distrito da Guarda Costeira dos Estados Unidos, segundo a AFP.

De acordo com a fonte, as buscas ainda não apresentaram resultados, embora continuem. Além disso, um avião canadense P-8 envolvido na busca detectou "batidas na região a cada 30 minutos. Quatro horas depois, um sonar adicional foi ativado e as batidas ainda eram ouvidas".

Sinais acústicos

Além das batidas, "sinais acústicos adicionais foram ouvidos, o que ajudará a direcionar os recursos de superfície, enquanto a esperança de encontrar sobreviventes persiste", informou o portal CNN, que teve acesso a um documento interno do governo americano. A detecção desses ruídos representa o sinal mais promissor até agora para a possibilidade de resgatar as cinco pessoas a bordo do submersível.