Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Rússia

Rússia admite conversas sobre trocas de prisioneiros com os EUA

Possível troca de prisioneiros resultaria na libertação do jornalista americano Evan Gershhkovich

por Giovanna Gomes

ggomes@caras.com.br

Publicado em 05/07/2023, às 12h15

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Vladimir Putin e Joe Biden - Getty Images
Vladimir Putin e Joe Biden - Getty Images

Dmitry Peskov, porta-voz do Kremlin, confirmou hoje que Moscou e Washington tiveram discussões sobre uma possível troca de prisioneiros que resultaria na libertação do jornalista Evan Gershhkovich. O americano está detido na Rússia desde 29 de março, acusado de espionagem enquanto realizava uma reportagem na região dos Montes Urais.

Durante uma teleconferência com jornalistas, Peskov admitiu que houve contatos sobre o assunto, mas enfatizou que não seria apropriado discutir publicamente os detalhes das conversas. Ele ressaltou, segundo o portal MediaTalks, que tais discussões devem ser conduzidas em completo sigilo.

Na última segunda-feira, 3, o jornalista do Wall Street Journal recebeu a visita da embaixadora dos Estados Unidos em Moscou, Lynne Tracy, naquela que foi a segunda visita consular autorizada em mais de três meses.

Possível condenação

De acordo com a fonte, Gershhkovich, que pode enfrentar uma pena de até 20 anos de prisão, é o primeiro jornalista a ser acusado de espionagem por Moscou desde a Guerra Fria.

Após a visita, a porta-voz do Departamento de Estado dos EUA comunicou que o americano estaria bem de saúde e que ele continua forte, apesar das circunstâncias em que se encontra.

Ao mesmo tempo em que Tracy teve permissão para se encontrar com Gershkovich na prisão, funcionários da embaixada russa visitaram Vladimir Dunaev, um cidadão russo detido preventivamente em Ohio, nos Estados Unidos, sob acusações relacionadas a crimes cibernéticos.