Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Satélite

Satélite eólico Aeolus cairá na Terra; saiba quando e onde

Lançado em agosto de 2018, o satélite tinha a missão de inovar o estudo dos ventos por meio de uma análise diretamente do espaço

por Giovanna Gomes

ggomes@caras.com.br

Publicado em 27/07/2023, às 16h58

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
O satélite eólico Aeolus - Divulgação / ESA
O satélite eólico Aeolus - Divulgação / ESA

Aeolus, um satélite eólico europeu de 1.360 kg deve retornar à Terra nesta sexta-feira, 28. Lançado em agosto de 2018 — com a missão de inovar o estudo dos ventos através da análise direta do espaço — o Aeolus estava programado para encerrar sua vida útil com uma queda não-guiada, mas agora está sendo conduzido pela ESA (Agência Espacial Europeia) para uma destruição controlada na atmosfera terrestre.

Como destacou o portal Olhar Digital, esta é a primeira vez que um satélite é retirado de órbita de maneira assistida, sendo que estão sendo utilizadas manobras semelhantes às que foguetes utilizam para uma reentrada segura no mar.

Objetivo do satélite

O objetivo do Aeolus, segundo a fonte, era medir os ventos a partir de uma órbita sincronizada com o Sol — situada a 320 quilômetros acima da Terra.

Equipado apenas com o instrumento científico Doppler wind lidar, que foca em auxiliar as previsões meteorológicas e modelos climáticos, o satélite superou a previsão inicial de sua missão de três anos.

Agora, em razão do esgotamento de seu combustível, o satélite está sendo retirado do espaço, encerrando sua notável jornada que contribuiu significativamente para o avanço do conhecimento científico sobre o clima e as condições atmosféricas.

A reentrada da Aeolus e o desejo da ESA de reduzir o risco de acordo com as diretrizes atuais estabelecem novo precedente para operações seguras de espaçonaves e voos espaciais sustentáveis, tanto para missões futuras quanto para as que já estão em órbita”, disse Rosa Jesse, funcionária da ESA, em comunicado.

Reentrada

Desde o dia 19 de junho, o Aeolus tem iniciado sua descida da altitude operacional. Na última segunda-feira, 24, realizou sua primeira grande manobra de reentrada, acionando seus propulsores duas vezes em 37,5 minutos, o que reduziu sua altitude em aproximadamente 30 km, chegando a 250 km.

Outros importantes movimentos estão programados para ocorrer entre quinta-feira, 27, e sexta-feira, 28, quando um comando final irá guiar o Aeolus para casa, diminuindo sua altitude de 150 km para apenas 120 km. A reentrada do satélite deve ocorrer sobre o Oceano Atlântico, cerca de cinco horas após a manobra final.