Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Papa Francisco

A saúde do papa: Após cirurgia, Francisco está fazendo 'fisioterapia respiratória'

O pontífice está atualmente se recuperando de uma cirurgia no intestino; entenda!

Redação Publicado em 13/06/2023, às 11h33

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Fotografia do Papa em janeiro deste ano - Getty Images
Fotografia do Papa em janeiro deste ano - Getty Images

A mais recente atualização do estado de saúde do Papa Francisco é que o religioso está sendo submetido a fisioterapia respiratória, que usa técnicas de respiração para tentar expelir muco que está obstruindo as vias aéreas do paciente. 

O pontífice precisou voltar a ser atendido por profissionais de saúde no último dia 6, terça-feira passada, quando foi encaminhado para o Hospital Gemelli a fim de realizar alguns exames. 

Já na quarta-feira, 7, ele passou por uma cirurgia no intestino destinada a corrigir uma "laparocele" — uma hérnia abdominal que teria sido gerada a partir da cicatriz de uma intervenção cirúrgica anterior —, e está internado desde então.  

No caso de Francisco, vale lembrar que seu cólon (trecho do intestino) foi operado em 2021 em decorrência de uma doença desenvolvida pela idade avançada. No momento, o líder da Igreja Católica possui 86 anos. 

Últimos desdobramentos

Adicionalmente, segundo revelado em nota pelo porta-voz do Vaticano, Matteo Bruni, os exames do Papa estão "regulares", um bom sinal para sua recuperação. 

Os exames hematoquímicos aos quais foi submetido estão regulares; ele continua a fisioterapia respiratória. A manhã foi dedicada a atividades de trabalho alternadas com a leitura de textos", informou o religioso. 

Francisco ainda não tem, no entanto, uma previsão de alta.