Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Vila viking

Seca na Europa revela vila viking em reservatório onde ocorreu crime brutal

Vila foi submersa na década de 1950, e, décadas depois, o local se tornou palco de uma história macabra

Redação Publicado em 16/08/2022, às 12h17

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Reservatório com vila viking na Inglaterra - Divulgação/Youtube/Velomoho
Reservatório com vila viking na Inglaterra - Divulgação/Youtube/Velomoho

A seca que vem atingindo o continente europeu nas últimas semanas fez com que uma vila de origem viking, submersa nos anos 1950, emergisse em um reservatório de Yorkshire, no norte da Inglaterra, onde um crime brutal foi revelado décadas depois.

Os níveis de água do reservatório, conhecido como Barragem de Baitings, diminuíram drasticamente em decorrência da onda de calor que vem afetando o Reino Unido. O local fornece água à cidade de Wakefield e foi construído no vale do rio Ryburn em 1956.

"O clima quente e seco significa que os rios de Yorkshire estão se esgotando e nossos reservatórios estão cerca de 20% mais baixos do que esperávamos para esta época do ano", explicou o diretor de água da Yorkshire Water, Neil Dewis, ao jornal Metro.

Segundo a revista Galileu, com informações do jornal Yorkshire Post, a área foi batizada em homenagem à aldeia nórdica que foi inundada para que o sistema de armazenamento pudesse ser construído.

Agora, com os baixos níveis de água causados pela seca, é possível ver uma ponte centenária no local, onde no passado havia uma antiga rota de cavalos de carga que passava pelos montes Peninos. A ponte havia sido substituída por uma moderna.

Vila viking revelada no reservatório inglês / Divulgação/Youtube/Velomoho

Crime macabro

Embora o local tenha sido conhecido por muitos anos por ter abrigado no passado uma vila viking, que fora inundada, em 1989, a região passou a ficar famosa por algo bem mais macabro: um crime de assassinato.

Naquele ano, foi encontrado no leito do reservatório o corpo de um homem morto com um ferimento de tiro na cabeça. Identificada como Laurence Winstanley, de 23 anos, a vítima foi carregada com uma picareta.

Um ano antes do cadáver ser descoberto, o sujeito foi visto pela última vez ao sair de um bar na cidade de Oldham, na Grande Manchester. Ainda que tenha sido muito repercutido na época, o caso nunca foi resolvido.


+ O site Aventuras na História está no Helo! Não fique de fora e siga agora mesmo para acessar os principais assuntos do momento e reportagens especiais. Clique aqui para seguir.