Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Livros

Livro resgata história de mulheres em campos de concentração japoneses na 2ª Guerra

Autora de ‘O Tatuador de Auschwitz’, Heather Morris se baseia em eventos reais para novo romance ambientado nos campos de concentração japoneses

Fabio Previdelli

por Fabio Previdelli

fprevidelli_colab@caras.com.br

Publicado em 08/05/2024, às 13h37

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Capa do livro 'As irmãs sob o sol nascente' - Divulgação
Capa do livro 'As irmãs sob o sol nascente' - Divulgação

Em dezembro de 1941, o exército japonês promoveu um ataque contra à base naval de Pearl Harbor. Nos meses seguinte, o país conquistou as ilhas do pacífico, a Malásia e Singapura. 

E é justamente sob esse contexto da participação do Japão na Segunda Guerra Mundial que a autora best-seller Heather Morris lança seu mais novo livro: 'As irmãs sob o sol nascente', publicado no Brasil pela Editora Planeta. 

+ O que aconteceu com o oficial que prendeu Anne Frank no Anexo Secreto?

Baseado em histórias reais, a narrativa acompanha duas mulheres que têm os caminhos entrelaçados após serem capturadas e mantidas em campos de concentração, por mais de três anos e meio, pelo exército japonês. 

"Segunda Guerra Mundial, Indonésia. Norah e Nesta são prisioneiras de guerra, mantidas em cativeiro pelo Exército japonês. A cada dia, a situação se torna mais desesperadora, e elas precisam lutar o tempo todo pela própria vida. No entanto, a esperança virá da amizade entre as duas e outras mulheres do campo de concentração, trazendo a força necessária para garantir a sobrevivência", diz a sinopse do livro.

As irmãs sob o sol nascente

Com mais de 16 milhões de cópias vendidas por obras como 'O tatuador de Auschwitz', 'A viagem de Cilka' e 'Três irmãs', Heather Morris apresenta em 'As irmãs sob o sol nascente' a história de Nesta e Norah, que estão fugindo quando são capturadas pela força aérea japonesa e o navio que estavam naufraga. 

As jovens mulheres são mantidas em um campo de concentração e extermínio, em meio a uma ilha selvagem, e passam três anos e meio tentando sobreviver às condições insalubres e inumanas. 

Capa do livro 'As irmãs do sol nascente' - Editora Planeta

Inspirado em acontecimentos reais, há um caderno de imagens das jovens protagonistas, além de um espaço para que parentes de Nesta e Norah expressem suas admirações em um posfácio emocionante. 

Heather apresenta uma nota com a história verdadeira delas e expõe a intenção que teve ao narrá-las ao mundo. "Não contei essa história para que as mulheres presas nos campos japoneses de prisioneiras de guerra na Indonésia sejam lembradas. Contei essa história para que elas sejam conhecidas. Como é possível ser lembrada se ninguém nunca ouviu falar de você?", escreveu a autora, conforme repercutido pelo material divulgado pela Planeta. 

Dando voz a uma parte da história da Segunda Guerra Mundial que é comumente esquecida, Morris procura conceder o merecido reconhecimento e honra a essas mulheres que foram corajosas o suficiente para sobreviverem às atrocidades da guerra, mas que até o momento não eram lembradas.

'As irmãs sob o sol nascente' é uma emocionante história de mulheres na guerra que, por meio da sororidade, coragem e amizade, sobreviveram às circunstâncias mais sombrias.