Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Segunda Guerra

Bomba da Segunda Guerra é desarmada em rio atingido pela seca na Itália

Dispositivo foi fabricado nos EUA e contava com impressionantes 240 kg de explosivo

Redação Publicado em 08/08/2022, às 11h27

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Bomba encontrada no rio Po, na Itália - Divulgação/Vídeo/ABC News
Bomba encontrada no rio Po, na Itália - Divulgação/Vídeo/ABC News

Uma bomba que data da Segunda Guerra Mundial e que estava anteriormente submersa no rio Po, perto da vila de Borgo Virgilio, na cidade italiana de Mântua, foi descoberta após o rio ser atingido pela seca causada pelas ondas de calor na Europa.

Após o dispositivo ser identificado no dia 25 de julho, especialistas militares foram convocados até a região, onde desarmaram a bomba e realizaram uma explosão controlada no domingo, 7.

“A bomba foi encontrada por pescadores na margem do rio Pó devido à diminuição do nível da água causada pela seca”, explicou o coronel Marco Nasi.

O Exército italiano informou que cerca de 3 mil moradores da área foram evacuados para que a operação de descarte fosse realizada sem riscos. Além disso, o espaço aéreo da região foi fechado e uma hidrovia, linha férrea e estrada estadual tiveram tráfego interrompido.

“A princípio, alguns moradores disseram que não iriam se mudar, mas nos últimos dias, achamos que convencemos a todos”, afirmou o prefeito de Borgo Virgilio, Francesco Aporti.

Segundo o político relatou ao jornal britânico The Guardian, se as pessoas tivessem se recusado a deixar a área, as operações não teriam sido executadas.

Bomba da 2ª Guerra

Estima-se que a bomba de 450 kg continha 240 kg de explosivo. Os especialistas também acreditam que o dispositivo foi fabricado nos Estados Unidos.

Para realizar o desarme do dispositivo e explosão controlada, os engenheiros de descarte de bombas removeram o fusível da bomba, que depois foi transferida por um esquadrão de bombas para uma pedreira no município de Medole, onde foi destruída.


+O site Aventuras na História está no Helo! Não fique de fora e siga agora mesmo para acessar os principais assuntos do momento e reportagens especiais. Clique aqui para seguir.