Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Arqueologia

Sítio arqueológico subaquático revelará informações inéditas sobre a Era do Gelo

Pesquisadores projetam escavações nesse importante lugar em Jersey, que só é acessível na maré baixa, durante quatro horas por dia na primavera

André Nogueira Publicado em 03/02/2020, às 08h00 - Atualizado às 08h57

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Local do sítio Pré-Histórico - Divulgação/Matt Pope
Local do sítio Pré-Histórico - Divulgação/Matt Pope

Arqueólogos europeus estão desenvolvendo uma ambiciosa pesquisa no Mar de Jersey, dependência britânica, para encontrarem mais informações sobre a vida dos homeníneos durante a Era do Gelo. Pesquisadores utilizam uma brecha de quatro horas em que a maré baixa revela sítio de grande potencial, durante a primavera.

Bolsão elevado conhecido como Banco Violeta já revelou ferramentas de pedra e restos animais da época dos neandertais. "O Banco Violeta é uma paisagem incrivelmente bela e cientificamente importante. Sabemos que há um registro da arqueologia neandertal, fauna extinta como mamute e monumentos pré-históricos mais recentes por aí esperando para serem descobertos e documentados", afirmou Matt Pope, líder do projeto, à BBC.

Fortaleza onde ficará a equipe, durante maré baxa / Crédito: University College London

Na próxima primavera, a equipe de Pope passará uma semana instalada numa fortaleza do século 18, escavando o local nos curtos períodos diários em que é possível. Com isso, informações de ambiente e ocupação do local há 6.000 anos serão coletadas.

Fortaleza onde ficará a equipe, durante maré alta / Crédito: University College London

"Atualmente, temos apenas um pequeno número de artefatos do Banco Violeta, a maioria dos quais foi coletada pelos ilhéus de Jersey com um bom olho para artefatos de pedra. Em termos de condição e tecnologia, eles correspondem aos artefatos paleolíticos médios de outros locais de Jersey. Agora precisamos pesquisar sistematicamente”, divulgou Dr. Pope.