Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Terremoto

Sobrevivente de terremoto mortal é encontrado 16 dias depois

O homem estava vagando a esmo através das montanhas do sudoeste da China

Ingredi Brunato Publicado em 23/09/2022, às 10h35

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Fotografia de homem chinês após ser resgatado - Divulgação/ Redes Sociais
Fotografia de homem chinês após ser resgatado - Divulgação/ Redes Sociais

No início deste mês de setembro, um forte terremoto de magnitude 6,8 atingiu a província de Sichuan, localizada no sudoeste da China, deixando um saldo de 45 mortos. Já na última quarta-feira, 21, um total de 16 dias depois do potente evento geológico, um sobrevivente foi encontrado vagando a esmo através de uma área montanhosa. 

Gan Lu, de 28 anos, é um funcionário da hidrelétrica local, e estava no trabalho no momento que o tremor ocorreu. O chinês, juntamente de um colega, Luo Yong, ficou para trás para se certificar de que os procedimentos de segurança adequados seriam executados, conforme divulgado pelo Diário do Povo, jornal estatal do país. 

A princípio, a dupla permaneceu unida enquanto realizava a pé o longo trajeto da hidrelétrica, que fica em uma área remota, até a vila mais próxima. Após cerca de 20 quilômetros, entretanto, eles decidiram fazer uma pausa, montando um abrigo improvisado com folhas de bambu e musgo. 

Os homens combinaram então que Luo seguiria em frente para buscar ajuda, enquanto Gan, que havia perdido os óculos e, devido a um grau alto de miopia, tinha dificuldades de ver onde pisava, esperaria ali. 

Desencontro 

As equipes de resgate encontraram Luo em 8 de setembro, três dias depois do terremoto, segundo repercutido pela Rádio Nacional da China. Para Gan, porém, levaria muito mais tempo até que voltasse à segurança. Os socorristas alcançaram o abrigo criado pela dupla em 11 de setembro, mas o encontraram vazio. 

Quem finalmente conseguiu localizar o sobrevivente foi o fazendeiro Ni Taigao, que se voluntariou para participar das buscas devido ao seu conhecimento da região.

Ele chorou e disse que era uma sorte ter me conhecido", relatou posteriormente o agricultor a respeito do resgate
Fotografia de Gan Lu com Ni Taigao / Crédito: Divulgação/ Redes Sociais/ Arquivo Pessoal

Gan Lu estava em estado deplorável, com as roupas rasgadas e o corpo repleto de ferimentos e até mesmo fraturas ósseas, possivelmente devido à sua dificuldade de enxergar o terreno montanhoso que estava cruzando. O chinês contou ainda às autoridades que havia comido frutas silvestres para sobreviver.