Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Alpinista

Soterrado por uma avalanche: como homem sobreviveu a 20 horas sob a neve

Aos 54 anos de idade, o alpinista Carluccio Sartori sobreviveu a quase um dia inteiro sob a neve

por Giovanna Gomes

ggomes@caras.com.br

Publicado em 02/02/2023, às 12h52

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Carluccio Sartori - Divulgação / GCNews / Youtube
Carluccio Sartori - Divulgação / GCNews / Youtube

Um homem de 54 anos de idade sobreviveu após passar mais de 20 horas preso sob a neve após uma avalanche em Val Badia, na Itália. O caso ocorreu na semana passada. Agora ele, que se encontra internado em uma unidade de terapia intensiva de um hospital de Bolzano, conta o que fez para escapar da morte.

A noite foi terrível. Tinha tanto medo, não queria morrer. Sabia que não podia soltar, sabia que não podia dormir de maneira nenhuma —porque se não seria o meu fim. Não sou um crente, mas naquela noite, eu rezei para a minha mãe", disse Carluccio Sartori à agência de notícias ANSA.

De acordo com a fonte, o esquiador e alpinista italiano declarou ter usado um de seus braços, o único livre, para bater e tirar a neve que estava sobre seu corpo. Depois que conseguiu inspirar ar puro, ele começou a criar uma espécie de funil ao seu redor, para que pudesse sair do local.

Chamei por ajuda, mas não tive nenhuma resposta. Por esse motivo, durante toda a noite, eu ficava fazendo uma espécie de 'microginástica', movendo sistematicamente um membro depois do outro para tentar sair de debaixo da neve", relatou Carluccio.

Livre da neve

Graças ao calor do corpo, com o passar das horas, a neve começou a permitir que Carluccio se movimentasse melhor, até que, em certo momento, seu outro braço ficou livre.

"Não esquecerei jamais do barulho do helicóptero. Quando eu vi os socorristas, eu relaxei", disse o sobrevivente, que abradeceu àqueles que o socorreram no local e também à equipe de médicos e enfermeiros da UTI.

Apesar do enorme susto, quando questionado sobre o que pretendia fazer no futuro, Sartori respondeu: "Vão me matar em casa se eu disser que vou fazer de novo esqui-alpinismo", disse o italiano.

Eu sei que fui muito sortudo. Por toda a minha vida, quando eu olhar para as estrelas e para a [constelação] Grande Carro, eu pensarei naquela noite", finalizou.