Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Pedras pré-históricas

'Stonehenge espanhol': Seca na Espanha causa rara aparição de pedras pré-históricas

Forte seca na Espanha deixa visível pedras pré-históricas

Redação Publicado em 19/08/2022, às 14h39

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Stonehenge espanhol - Reprodução/Vídeo/G1
Stonehenge espanhol - Reprodução/Vídeo/G1

A Espanha passa por uma das piores secas que o país já teve nas últimas décadas, causando problemas para vários moradores da região. Porém, o efeito acabou encantado os arqueólogos locais.

Segundo a agência de notícias 'Reuters', o efeito deixou visível um círculo de pedras pré-históricas em uma represa na província de Cáceres.  O nome oficial da estrutura é 'Dólmen de Guadalperal', mas foi apelidado de 'Stonehenge espanhol'. Acredita-se que o círculo de dezenas de pedras seria de 5000 a.C.

De acordo com informações do UOL, ela está localizada em um canto do reservatório de Valdecanas, onde segundo autoridades locais, teve o seu nível da água reduzido para 28% da capacidade.

Os pesquisadores só conseguiram avistar a estrutura quatro vezes até agora. O primeiro arqueólogo a vê-la, foi o alemão Hugo Obermaier em 1926. Porém, em 1963 o Stonehenge espanhol acabou ficando submerso, por conta do projeto de Francisco Franco que acabou inundando a área.

Segundo um dos especialistas, que aproveita o momento em que a estrutura está visível para poder estudá-la, "É uma surpresa, é uma oportunidade rara poder acessá-lo", disse o arqueólogo Enrique Cedillo, da Universidade Complutense de Madri.

A Associação de História e de Turismo luta para tentar mover as pedras, tentando fazer com que as levem para um museu ou algum lugar em terra firme. No momento, a estrutura segue sem um local definido, tornando o ambiente em que está localizado em uma atração turística.


+O site Aventuras na História está no Helo! Não fique de fora e siga agora mesmo para acessar os principais assuntos do momento e reportagens especiais. Clique aqui para seguir.