Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Brasil

Submarino de madeira com qualidade surpreendente foi encontrado no Pará

Segundo os investigadores, submarino de madeira feito artesanalmente poderia transportar carga de até 6 toneladas; confira!

Éric Moreira Publicado em 03/04/2024, às 10h51

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Submarino de madeira encontrado no Pará - Reprodução
Submarino de madeira encontrado no Pará - Reprodução

No dia 21 de fevereiro, pescadores encontraram encostada em árvores na praia em São Caetano de Odivelas, no Pará, uma curiosa e grande embarcação de madeira. Após uma perícia minuciosa conduzida pela Polícia Científica do Pará, foi constatado que a embarcação, feita de madeira artesanal e de alta qualidade, se tratava de um submarino.

Quando foi encontrada, a embarcação estava vazia, e a polícia vem trabalhando com a hipótese de que ela teria servido para o tráfico de drogas. "Apesar de ter sido feito de madeira artesanal, o submarino foi executado com alta qualidade e resistência, que lhe dão capacidade para fazer longas viagens", disse o perito Evaldo Soares ao g1.

+ ARA San Juan: Série da Netflix retrata história de submarino que sumiu

Apreendida na base naval de Belém, o submarino possui 19 metros de comprimento por 2,9 metros de largura em sua área externa. A cabine conta com uma profundidade de 1,7 metros, mas outras partes possuem apensa 70 cm de profundidade. "Essas medidas sugerem que a embarcação era semi-submersível, já que parte da cabine não era submersa", afirma o perito.

Embarcação suspeita

A partir de uma análise das dimensões, divisões internas e materiais no submarino, os investigadores concluíram que ele poderia transportar até seis toneladas em carga. "O submarino estava equipado para acoplar pelo menos três motores de propulsão, embora esses componentes não tenham sido encontrados", conta Soares.

+ ARA San Juan: Veja a história do submarino argentino que implodiu

A ausência de outros controles e equipamentos sugere que o submarino foi abandonado por seus usuários”, acescenta.

Vale mencionar que ainda em fevereiro, na época da descoberta da embarcação, a Polícia Federal abriu um inquérito para realizar perícias, mas ele foi eventualmente repassado para a Polícia Fluvial do estado.