Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / ARA San Juan

ARA San Juan: Série da Netflix retrata história de submarino que sumiu

Nova série documental da Netflix retrata a história do submarino ARA San Juan, que desapareceu em 2017 e teve um trágico desfecho

por Thiago Lincolins

tlincolins_colab@caras.com.br

Publicado em 11/03/2024, às 15h18 - Atualizado em 12/03/2024, às 19h27

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem de divulgação da série 'ARA San Juan: O Submarino que Desapareceu' - Divulgação/Netflix
Imagem de divulgação da série 'ARA San Juan: O Submarino que Desapareceu' - Divulgação/Netflix

O dia 15 de novembro de 2017 foi marcado por uma tragédia. O ARA San Juan, submarino naval da Argentina, desapareceu dos radares com 44 membros da tripulação. Naquele momento, o país parou para acompanhar as buscas e o desespero dos familiares por informações. 

Este é o episódio histórico que inspirou a nova série documental 'ARA San Juan: O Submarino que Desapareceu'. Exclusiva da plataforma de streaming Netflix, a produção conta com oito episódios de aproximadamente 30 minutos. 

O submarino em questão desapareceu com 44 tripulantes enquanto participava de exercícios militares na base de Ushuaia, localizada na Patagônia. Ele deveria retornar à Mar Del Plata no mesmo dia, o que não aconteceu.

Desaparecimento

Em 15 de novembro de 2017, o submarino ARA San Juan participou de exercícios militares na basa de Ushuaia, na Patagônia. No mesmo dia estava programado para ele retornar à Mar Del Plata. Entretanto, sumiu dos radares.

As buscas pelo submarino, que tomaram as manchetes, chegaram ao fim aproximadamente 48 horas após o último contato feito pelo capitão. Entretanto, o avanço das investigações não era animador.

Com o fim do prazo, a Marinha da Argentina informou, no dia 23 de novembro daquele ano, que dados obtidos por estações hidroacústicas registraram algo semelhante a uma explosão, horas depois do último contato feito.

Infelizmente, os 44 tripulantes faleceram quase que de imediato após à implosão do submarino,que se encontra a 907 metros de profundidade no Oceano Atlântico atualmente. Desde então, os familiares se deparam com dúvidas: O que realmente aconteceu naquele dia? 

Essa e outras respostas podem ser encontradas na nova série da Netflix, que mostra do início ao fim da operação de resgate. 

"Entre erros judiciais e turbulência política, esta série documental acompanha as buscas por um submarino desaparecido que acabaram revelando muito mais do que se poderia imaginar", destaca a sinopse da plataforma de streaming.

Todos os oito episódios de 'ARA San Juan: O Submarino que Desapareceu' já podem ser conferidos no catálogo da Netflix.