Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Submarino

Submarino norte-americano utilizado na Segunda Guerra Mundial é encontrado

Submarino perdido em combate há quase oito décadas foi localizado em posição vertical no mar, a 900 metros de profundidade

por Giovanna Gomes

ggomes@caras.com.br

Publicado em 24/05/2024, às 08h11 - Atualizado em 27/05/2024, às 15h38

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Submarino USS Harder - Divulgação/NHHC
Submarino USS Harder - Divulgação/NHHC

O Comando de História e Patrimônio da Marinha (NHHC) confirmou na última quinta-feira, 23, a descoberta dos destroços de um submarino da Marinha dos Estados Unidos utilizado durante a Segunda Guerra Mundial no Mar da China Meridional.

A descoberta do USS Harder foi viabilizada pelos dados fornecidos pelo Lost 52 Project, uma iniciativa liderada por Tim Taylor, CEO da Tiburon Subsea, com o objetivo de localizar 52 submarinos americanos desaparecidos durante a Segunda Guerra Mundial.

Conforme o portal O Globo, o submarino foi encontrado a 900 metros de profundidade próximo à ilha de Luzon, no norte das Filipinas, em posição vertical. A embarcação, que teve sua última patrulha há quase oito décadas, permanece praticamente intacta, exceto por danos na torre de comando causados por uma carga de profundidade, uma arma anti-submarino japonesa.

Perdido em combate

Conforme explicou o NHHC em comunicado à imprensa, o USS Harder foi perdido em combate em 24 de agosto de 1944, com 79 tripulantes a bordo. Era a sua sexta patrulha da guerra e os EUA tentavam retomar as Filipinas das forças de ocupação japonesas.

De acordo com a Marinha, o USS Harder afundou dois navios de escolta japoneses na Península de Bataan em 22 de agosto de 1944 e depois seguiu para o norte ao longo da costa de Luzon junto a outros dois submarinos à procura de novos alvos.

Dois dias depois, disparou três torpedos em uma batalha com o navio de escolta japonês CD-22. No entanto, acabou errando o alvo e, mais tarde, foi afundado pelo quinto ataque de carga de profundidade da embarcação japonesa.