Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Sucuri

Sucuri morre engasgada ao tentar comer cachorro, no estado do Tocantins

Homem estava à procura de seu cão de estimação quando o encontrou na boca da serpente

por Giovanna Gomes

ggomes@caras.com.br

Publicado em 31/03/2023, às 08h52

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Sucuri morreu engasgada ao tentar comer cão - Divulgação/vídeo/Youtube
Sucuri morreu engasgada ao tentar comer cão - Divulgação/vídeo/Youtube

Bento Gonçalves, morador da zona rural de Dueré, no sul do estado de Tocantins, passou dias procurando por um cachorro desaparecido e, infelizmente, acabou encontrando o animal na boca de uma sucuri. Segundo o homem, que tem 75 anos de idade e jamais viu situação parecida, a serpente "morreu engasgada".

Ele chamou seus filhos para tirar fotos do animal morto na boca da sucuri e registrar o acontecido, pois pensou que se contasse a história sem provas, seria chamado de mentiroso.

Moro toda a vida na roça, já vi sucuri pegar muito bicho, mas nunca tinha visto morrer engasgada", disse o homem.

De acordo com o portal de notícias G1, o ataque se deu dentro de um córrego. O cão, segundo a fonte, foi engolido pela metade, mas a cobra não conseguiu terminar a refeição.

Achei que estava viva ainda. Corri e falei: mulher a sucuri está ali com o cachorro na boca. Ainda cortei um pedaço de madeira, mas aí ela não se mexia. Depois percebi que estava morta. Engoliu o cachorro até passar da costela e não conseguiu voltar. Morreu engasgada", contou.

Situação já ocorreu antes

De acordo com a bióloga Raiany Cruz, especialista em serpentes, esse tipo de situação já foi registrado em outras ocasiões. Segundo ela, o ataque à presa e a própria digestão podem causar um gasto energético muito grande e levar à morte da cobra.

Dependendo do tamanho da presa a serpente vai ter um gasto energético demasiado para fazer a digestão e dependendo do estresse que foi colocado para fazer essa ação ela pode vir a óbito em função desse gasto energético e do estresse”, explicou Raiany.

É possível também que a cobra acabe tendo as vísceras perfuradas por partes do copo da presa, como cascos e chifres. No caso do cachorro, é provável que isso tenha ocorrido devido às unhas do animal.