Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Beluga espiã

Suposta 'beluga espiã' da Rússia é avistada na Suécia

Animal ficou conhecido no ano de 2019, depois que apareceu na Noruega usando uma coleira com uma inscrição

por Giovanna Gomes

ggomes@caras.com.br

Publicado em 30/05/2023, às 08h29

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem ilustrativa - Imagem de Brigitte Werner por Pixabay
Imagem ilustrativa - Imagem de Brigitte Werner por Pixabay

No último domingo, 28, a baleia beluga que ficou conhecida em 2019 na Noruega como um suposto animal de espionagem da Rússia foi avistada novamente na costa da Suécia. Durante mais de três anos, a baleia percorreu lentamente a metade superior da costa norueguesa antes de acelerar subitamente nos últimos meses em direção à Suécia, de acordo com o jornal britânico The Guardian.

Como destacou o portal de notícias UOL, o biólogo marinho Sebastian Strand, da OneWhale, sugeriu que os hormônios podem estar impulsionando a busca por uma parceira ou a tentativa de socialização. Estima-se que a baleia tenha entre 13 e 14 anos.

As belugas são uma espécie muito sociável - é possível que ele esteja procurando outras baleias belugas", declarou Strand.

Equipamento de São Petersburgo

A baleia ganhou fama em 2019, quando foi vista na Noruega usando uma coleira com a inscrição "equipamento de São Petersburgo" (cidade da Rússia). Os locais apelidaram a baleia de Hvaldimir, um trocadilho com a tradução de baleia em norueguês, "hval", e uma referência à suposta espionagem russa.

Na época, pescadores afirmaram terem encontrado a beluga após serem perseguidos por ela. Eles também relataram que o animal parecia transportar algo que poderia ser uma câmera ou uma arma.