Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Taberna

Taberna de 5 mil anos é encontrada no sul do Iraque, na região da antiga Lagash

No local em que ficava uma das primeiras cidades do mundo, arqueólogos encontraram até mesmo uma geladeira primitiva

por Giovanna Gomes

ggomes@caras.com.br

Publicado em 15/02/2023, às 11h36

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Ruínas da taberna, na região da Antiga Lagash - Divulgação / Lagash Archaeological Project
Ruínas da taberna, na região da Antiga Lagash - Divulgação / Lagash Archaeological Project

Arqueólogos das Universidades da Pensilvânia, nos Estados Unidos, e de Pisa, na Itália, encontraram os restos de uma "taberna" de quase 5.000 anos no sul do Iraque. A descoberta, que se deu nas ruínas da antiga cidade de Lagash, pode ser um importante meio de se conhecer melhor a forma como viviam as pessoas nas primeiras cidades a surgirem no mundo.

Como mencionou a agência de notícias AFP, Lagash fica a noroeste da Nassíria e é conhecida por possuir um dos primeiros centros urbanos da civilização suméria do Iraque antigo.

De acordo com a fonte, estão entre as descobertas os restos de um sistema primitivo de refrigeração, um grande forno, além de bancos para refeições e cerca de 150 tigelas com resquícios de comida. Nesses recipientes foram encontrados ossos de peixes e outros animais e também vestígios de cerveja.

Temos a geladeira, temos centenas de tigelas prontas para serem servidas, bancos onde as pessoas se sentavam (...) e, atrás da geladeira, há um forno usado para cozinhar alimentos", disse a diretora do projeto, Holly Pittman, à AFP.

"O que entendemos é que este era um lugar onde as pessoas comuns vinham para comer e não era uma casa", acrescentou.

A profissional explicou que a descoberta foi chamada de "taberna" porque a cerveja "é, de longe, a bebida mais comum, mais do que a água, para os sumérios". Ela também apontou que em um dos templos escavados no local, "havia uma receita de cerveja encontrada em uma tábua cuneiforme".

Lagash e as primeiras cidades

Como explicou a agência de notícias, as primeiras cidades do mundo se desenvolveram na atual região do sul do Iraque. Isso foi possível graças aos excedentes agrícolas proporcionados pela domesticação das colheitas, que permitiram o surgimento de novas classes sociais.

Como apontou o arqueólogo iraquiano Baker Azab Wali, "Lagash era uma das cidades importantes do sul do Iraque" e "seus habitantes dependiam da agricultura, pecuária, pesca e da troca de mercadorias". Ela ficava perto dos rios Tigre e Eufrates e era chamada de "jardim dos deuses" em razão de sua fertilidade.