Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Arqueologia

Tábua medieval com 'maldição do diabo' é encontrada na Alemanha

A tabuleta datada do século 15 citava o demônio Belzebu em sua inscrição, sendo destinada a amaldiçoar dois indivíduos diferentes

Ingredi Brunato Publicado em 14/12/2023, às 15h39

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Fotografia da tábua - Divulgação/ Arqueologia em Mecklemburgo-Pomerânia Ocidental (AIM-V)
Fotografia da tábua - Divulgação/ Arqueologia em Mecklemburgo-Pomerânia Ocidental (AIM-V)

Em Rostock, uma cidade localizada na porção nordeste da Alemanha, a escavação de uma antiga latrina que remontava à Idade Média acabou revelando uma tábua com inscrições curiosas. 

Isso pois o artefato datado do século 15 traz aquilo que foi descrito pelos pesquisadores como uma "maldição do diabo". Conforme repercutiu o Heritage Daily, a inscrição, que foi esculpida em escrita gótica, diz "sathanas taleke belzebuk hinrik berith". 

Trata-se de uma maldição rogada contra um homem e uma mulher; chamados, respectivamente, de Taleke e Hinrik. Outro detalhe é que o autor da praga invoca o ser diabólico Belzeu para atormentar o casal. 

Segundo especularam os arqueólogos responsáveis pela análise da descoberta, é possível que o indivíduo que escreveu as palavras malditas fosse motivado pelo desejo de perturbar um relacionamento amoroso alheio — querendo, por exemplo, se vingar após não ter seus sentimentos correspondidos por um deles. 

Histórico

Vale apontar que tabuletas contendo maldições desse tipo eram mais comuns durante o período greco-romano, quando eram escritas em folhas de chumbo que eram então enroladas como pergaminhos.