Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Austrália

Austrália: Moradores temem retorno de praga após ratos invadirem cidades

Uma grande quantidade de ratos invadiram o país recentemente; Moradores das cidades de Karumba e Normanton temem por praga nacional

Redação Publicado em 23/11/2023, às 18h47

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem ilustrativa de rato - Imagem de Alexa por Pixabay
Imagem ilustrativa de rato - Imagem de Alexa por Pixabay

Na Austrália, uma grande quantidade de ratos invadiram o norte do país, com registros em terrenos e praias. Agora, os moradores dos municípios de Karumba e Normanton temem por uma praga nacional de roedores. 

Para a AFP, Derek Lord, 49 anos, morador de Normanton, que trabalha em uma empresa de aluguel de veículos, disse: “Há ratos por toda parte”, e completou: “Eles são tão ousados ​​que saem durante o dia. Tínhamos veículos alugados e eles literalmente destruíram um carro durante a noite, retirando toda a fiação do compartimento do motor.”

Na ocasião, Derek disse que seus patos de estimação, ao verem os ratos invadindo as gaiolas, estavam “enlouquecendo”.

Ontem à noite, os patos estavam enlouquecidos e eu desci para ver o que estava acontecendo, pensando que talvez houvesse um gato ali ou algo assim. Havia muitos ratos correndo pelas gaiolas, pelos cercados perseguindo patos”, comentou Lord.

Segundo repercutiu o jornal O Globo, a cidade de Karumba também foi alvo dos roedores. Para a AFP, Jemma Probert, proprietária de um barco de pesca, relatou: “Está muito ruim aqui. Na última semana, tivemos eles espalhados por todas as praias, alguns vivos, outros mortos”, e completou: “O município tem limpado as praias todas as manhãs, apenas para tentar evitar isso.”

Além disso, um pescador da região relatou para a rede ABC Austrália: “O leito do rio fede. Ontem à noite, sob o luar, o rio estava verdadeiramente vivo com eles.”

Outros detalhes 

Vale destacar que, grande parte do interior da Austrália é dominado por ciclos climáticos de altos e baixos. Nesse quesito, fortes chuvas podem alimentar o rápido crescimento das colheitas. Com esses padrões, pragas, como gafanhotos, ratos e camundongos, se proliferam.