Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Terremoto

Taiwan: Ilha da Tartaruga perde ‘cabeça’ após maior terremoto em 25 anos

Vídeo divulgado nas redes sociais mostra o resultado do deslizamento no ponto turístico, conhecido como Ilha da Tartaruga

Redação Publicado em 03/04/2024, às 14h51

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Ilha da Tartaruga, antes da destruição causada pelo terremoto - Reprodução/Flickr/Chen Liang Dao
Ilha da Tartaruga, antes da destruição causada pelo terremoto - Reprodução/Flickr/Chen Liang Dao

Nesta quarta-feira, 3, um terremoto de 7,2 graus de magnitude deixou nove mortos e centenas de feridos em Taiwan. Além das perdas de vidas e materiais, o abalo sísmico também atingiu a Ilha de Guishan, conhecida como Ilha da Tartaruga, que perdeu parte de seu contorno característico.  

Nas redes sociais, é possível ver o momento em que uma nuvem de fumaça cobre parte da ilha, onde estava a rocha que formava a “cabeça da tartaruga”. Conforme repercutido pelo jornal O Globo, via Creaders, não havia barcos ou turistas na região do ponto turístico no momento do desabamento. 

Consequências

No condado de Hualien, o local mais próximo ao epicentro do terremoto, sete pessoas morreram. Ainda na manhã desta quarta-feira, 3, as autoridades confirmaram outras duas mortes, segundo a BBC. O Corpo de Bombeiros informou que mais de 800 pessoas ficaram feridas, sem especificar a gravidade das lesões.

A Agência Meteorológica Japonesa estimou a magnitude do terremoto em 7,5, enquanto o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS) afirmou que foi de 7,4. De acordo com o USGS, o epicentro do tremor foi localizado 18 km ao sul de Hualien.

Após o abalo sísmico, foram registrados deslizamentos de terra e o serviço de trens de alta velocidade foi interrompido em toda a ilha por tempo indeterminado. Escolas foram fechadas e abrigos foram disponibilizados para a população em razão dos tremores secundários, alguns alcançando magnitude 5.

Aproximadamente 87 mil pessoas ficaram sem energia na ilha, e houve interrupções no sinal de internet. As empresas responsáveis pelos serviços garantiram que os reparos já estão em andamento. O metrô também foi temporariamente suspenso em toda a região metropolitana.