Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Taiwan x China

Taiwan lança tiros de advertência após aproximação de drone chinês

A atmosfera de tensão entre os dois territórios continua a crescer

Ingredi Brunato, sob supervisão de Wallacy Ferrari Publicado em 30/08/2022, às 16h03

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Montagem mostrando líder de Taiwan, Tsai Ing-wen (à esq) e líder da China, Xi Jinping (à dir.) à frente de suas respectivas bandeiras - Divulgação/ Domínio Público e Getty Images
Montagem mostrando líder de Taiwan, Tsai Ing-wen (à esq) e líder da China, Xi Jinping (à dir.) à frente de suas respectivas bandeiras - Divulgação/ Domínio Público e Getty Images

A líder do governo de Taiwan, Tsai Ing-wen, ordernou ao exército nesta terça-feira, 30, que ele responda com "fortes contramedidas" àquelas que são percebidas como "provocações" por parte da China. 

Assim, pouco depois desse pronunciamento, quando um drone chinês foi avistado sobrevoando a ilha — e, portanto, navegando através de seu espaço aéreo sem permissão prévia —, os militares taiwaneses dispararam uma série de tiros de advertência, fazendo com que o dispositivo voador desse meia-volta. 

O acontecimento é só o mais recente em uma série de desdobramentos cada vez mais hostis entre China e Taiwan.

Quero dizer a todos que quanto mais o inimigo provocar, mais calmos devemos ficar. Não provocaremos disputas e exerceremos autocontrole, mas isso não significa que não iremos contra-atacar", afirmou Tsai em um discurso às forças armadas repercutido pelo The Guardian. 

Contexto geopolítico

O segundo é um autoproclamado Estado independente, porém, prossegue sendo encarado pelo governo chinês como parte de seu país. A situação torna-se mais delicada pelo fato de não haver muitas nações ao redor do mundo a reconhecerem como um território independente. 

Desde o início da invasão da Ucrânia pela Rússia, os temores de que a China fará o mesmo com Taiwan têm aumentado através de autoridades internacionais.