Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Aurora

Tempestade solar provoca surgimento de aurora boreal no Hemisfério Norte

Diversos internautas residentes dos Estados Unidos foram capazes de compartilhar imagens do fascinante fenômeno; confira!

Redação Publicado em 21/09/2023, às 16h11

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Uma das fotografias do evento - Divulgação/ Redes Sociais/ @SDDowns
Uma das fotografias do evento - Divulgação/ Redes Sociais/ @SDDowns

Entre a última segunda e terça-feiras, dias 18 e 19, o planeta Terra foi atingido por uma intensa tempestade solar. Ao entrarem em contato com a atmosfera terrestre, as partículas liberadas pelo Sol acabaram formando diversas auroras boreais. 

Os eventos luminosos foram visíveis através de diversas partes do Hemisfério Norte do planeta, como Estados Unidos e o continente europeu. "Assim que o Sol se pôs, pude ver auroras dançando no céu no crepúsculo", relatou Jeroen Daniels, um dos indivíduos que conseguiu registrar o acontecimento em imagens. 

Diversos usuários postaram fotos e vídeos do fenômeno óptico através do X, que é o antigo Twitter, confira: 

Auroras

Típicas dos polos do planeta Terra — no polo norte, ocorre a aurora boreal, enquanto no sul é a austral — essas luzes fascinantes são geradas por uma interação química dos ventos solares com os gases presentes na termosfera, uma das camadas da atmosfera terrestre. No Brasil, infelizmente, não é possível visualizar esse tipo de fenômeno.