Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Arqueologia

Tesouro de moedas do século 17 é descoberto em antiga fazenda da Alemanha

Quinta burguesa localizada na cidade de Wettin-Löbejün, na Alemanha, escondia tesouro de mais de 280 moedas de prata, de diferentes regiões; confira!

Moedas do século 17 descobertas em propriedade rural na Alemanha - Divulgação/Museu Estadual da Pré-história Halle/Juraj Lipták
Moedas do século 17 descobertas em propriedade rural na Alemanha - Divulgação/Museu Estadual da Pré-história Halle/Juraj Lipták

Arqueólogos alemães do Escritório de Estado para Preservação de Monumentos e Arqueologia da Saxônia-Anhalt (LDA) descobriram recentemente um tesouro de moedas do século 17 em meio a obras em uma antiga propriedade rural localizada na cidade de Wettin-Löbejün.

Desde 2018, vale pontuar, a propriedade era mantida por uma organização dedicada a preservar patrimônios culturais da cidade, que em muitos casos correm risco de ser demolidos em prol do desenvolvimento urbano.

Segundo o Heritage Daily, a quinta burguesa é datada dos séculos 16 e 17, possivelmente sendo relacionada ao fim da Guerra dos Trinta Anos. Por volta de 1681, o local começou a servir também como farmácia da vila.

+ Mulher descobre valioso tesouro medieval na República Tcheca

Propriedade rural onde ocorreu descoberta recente na Alemanha / Crédito: Divulgação/Museu Estadual da Pré-história Halle/Frank Dobberstein

Descoberta

Conforme divulgado em comunicado do Museu Estadual da Pré-história Halle, o tesouro de moedas recém-descoberto foi encontrado na área do portão de acesso ao pátio central. Ao todo, foram encontradas 285 moedas de prata, que já foram enviadas para uma oficina de restauração.

Segundo os pesquisadores, provavelmente as moedas foram depositadas no local no fim da década de 1650. Mais da metade delas são táleres de prata — moeda comum em vários estados do norte da Alemanha, a primeiro momento sob o domínio do Sacro Império Romano-Germânico, e depois pela Confederação Alemã —, mas também há fragmentos destas e outras moedas.

Entre elas, estão as moedas Schreckenberg grochen, de outras regiões da Alemanha, e táleres Albertus, cunhados na Holanda espanhola. Também foram encontradas moedas cunhadas em referência a imperadores alemães, pelo Ducado de Brunsvique-Luneburgo, pelo arquiduque Alberto VII da Áustria e pelo rei Filipe IV da Espanha.

Moedas descobertas em propriedade rural na Alemanha / Crédito: Divulgação/Museu Estadual da Pré-história Halle/Juraj Lipták

Para além do seu significado científico, a descoberta da moeda em Wettin é também um excelente exemplo dos importantes contributos que o trabalho voluntário em estreita cooperação com as autoridades responsáveis ​​pela preservação de edifícios e monumentos arqueológicos pode dar ao nosso conhecimento da história da Saxônia-Anhalt", comenta a LDA no comunicado.