Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Fórmulas

Tiras com fórmulas de multiplicação mais antigas são encontradas na China

A incrível descoberta se deu na cidade de Jingzhou, em Hubei, e foi comunicada pela Administração do Patrimônio Cultural Nacional da China

por Giovanna Gomes

ggomes@caras.com.br

Publicado em 22/12/2023, às 09h42

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Tiras com escrita antiga chinesa - Divulgação/Administração do Patrimônio Cultural Nacional da China
Tiras com escrita antiga chinesa - Divulgação/Administração do Patrimônio Cultural Nacional da China

Arqueólogos, em escavações no sítio arqueológico de Qinjiazui, na cidade de Jingzhou, província de Hubei, China, encontraram as primeiras fórmulas de multiplicação registradas, conforme divulgado pela Administração do Patrimônio Cultural Nacional da China (NCHA).

As escavações em uma tumba revelaram tiras de bambu que remontam ao período dos Estados Combatentes (475 a.C. – 221 a.C.), uma época marcada pela guerra entre sete estados, reformas e consolidação burocráticas e militares, de acordo com o portal Heritage Daily.

Escrita antiga

Antes da ampla adoção do papel, bambu e folhas de madeira eram os principais meios de escrita na China. Cada tira continha uma única coluna de texto escrito em pincel, com caracteres chineses antigos.

O sítio de Qinjiazui já catalogou 3.910 tiras, com uma coleção total de 1.200 a 1.500 itens ainda a serem processados, tornando-se uma das maiores descobertas de textos antigos na China.

As tiras abordam acerca de diversos temas, como matemática, medicina, pecuária e literatura. Alguns deles contêm o mais antigo exemplo conhecido de fórmulas de multiplicação e tabelas algébricas, denominadas "Jiujiushu".

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!