Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Áustria

Três jovens são presos na Áustria por suspeita de planejaram ataque à marcha LGBT

Jovens detidos têm entre 14 e 20 anos e seriam ligados ao Estado Islâmico

por Giovanna Gomes

ggomes@caras.com.br

Publicado em 19/06/2023, às 08h18

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem ilustrativa - Imagem de Lillen por Pixabay
Imagem ilustrativa - Imagem de Lillen por Pixabay

Três jovens, sendo um deles de apenas 14 anos, foram detidos pela polícia austríaca sob suspeita de planejar um ataque à Marcha do Orgulho LGBTQIA+ em Viena, um evento que reuniu milhares de pessoas no fim de semana.

De acordo com fontes oficiais divulgadas no último domingo, 18, os três suspeitos, que têm 14, 17 e 20 anos, são acusados de apoiar a organização jihadista Estado Islâmico (EI). As prisões ocorreram antes do início do desfile e foram conduzidas pelo chefe da agência de inteligência austríaca, Omar Haijawi-Pirchner.

Segundo informações da agência de notícias AFP, Haijawi-Pirchner afirmou que não houve "nenhuma ameaça" para os participantes da Marcha do Orgulho, que ocorreu no sábado, no centro da capital austríaca. Segundo o Ministério do Interior, os suspeitos compartilharam conteúdo extremista na internet e, nesse contexto, tinham como possível alvo a Marcha do Orgulho.

O que os agentes encontraram

Durante as detenções, as autoridades encontraram armas e outras evidências relacionadas aos três suspeitos, que são de origem chechena e bósnia, e um deles já era conhecido pela polícia.

Segundo informações fornecidas pela polícia à imprensa, os suspeitos planejavam utilizar "armas brancas ou veículos" durante o evento. A Marcha do Orgulho LGBTQIA+ contou com a participação de cerca de 300.000 pessoas, que se uniram em apoio aos direitos da comunidade.