Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Greta Thumberg

Tribunal decide que grupo ativista de Greta Thunberg poderá processar a Suécia

Ativistas ambientais poderão dar prosseguimento a processo contra o Estado

por Giovanna Gomes

ggomes@caras.com.br

Publicado em 21/03/2023, às 13h03

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
A ativista sueca Greta Thunberg - Getty Images
A ativista sueca Greta Thunberg - Getty Images

Um tribunal sueco concedeu à ativista climáticaGreta Thunberg e a centenas de outros membros do grupo conhecido como Aurora um aval para prosseguir com uma ação coletiva contra o Estado da Suécia por "política climática insuficiente". A decisão se deu nesta terça-feira, 21.

De acordo com informações da agência de notícias Reuters, Thunberg e outros 600 jovens processaram o Estado sueco em novembro do ano passado, alegando que o país teria de agir para limitar o aquecimento global a 1,5ºC, cumprindo, assim, a Convenção Europeia de Direitos Humanos.

A saúde e o futuro do planeta, e o nosso, dependem diretamente de nossos políticos reconhecerem ou não a gravidade da crise climática e, portanto, Aurora quer fazer tudo o que puder para que você o faça", disse, na época, grupo ativista em uma carta aberta ao governo.

Decisão

Segundo a fonte, o Tribunal Distrital de Nacka considerou que o processo pode prosseguir, porém somente depois que o grupo fizer ajustes na reivindicação.

"O tribunal distrital emitiu hoje uma intimação em um processo de ação coletiva de alto nível", declarou o órgão em um comunicado. "No caso, foram feitas demandas para que o tribunal distrital determine que o Estado tem a obrigação de tomar certas medidas específicas para limitar as mudanças climáticas".

Agora, o Estado sueco tem três meses para responder ao processo antes que o caso possa ser ouvido ou resolvido por escrito.