Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Nasa

Tripulação que irá à Lua em 2024 é anunciada pela Nasa e contém três homens e uma mulher

A equipe contrasta com as antecessoras das missões Apollo por incluir uma mulher, um canadense e um negro

Isabelly de Lima, sob supervisão de Publicado em 03/04/2023, às 14h42

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem da Artemis I, antecessora da Artemis II - Getty Images
Imagem da Artemis I, antecessora da Artemis II - Getty Images

Nesta segunda-feira, 3, a Nasa anunciou os nomes dos quatro astronautas que irão se tornar os primeiros seres humanos a viajarem até as imediações da Lua no século 21. Serão três homens e uma mulher que farão parte da missão Artemis 2.

O engenheiro de sistemas, piloto de provas e veterano de uma missão de longa duração à Estação Espacial Internacional, em 2014, Reid Wiseman, 47, será o comandante da missão.Victor Glover, 46, será o piloto. Ele é engenheiro de sistemas com bastante experiência como oficial da Marinha americana.

Glover é veterano de uma missão de longa duração para a ISS — a Estação Espacial Internacional — entre 2020 e 2021, no segundo voo tripulado da Crew Dragon, cápsula da famosa SpaceX.

Quem termina de compor esse time são Christina Koch, 44, mestre em engenharia elétrica e veterana de uma expedição de longa duração à ISS (entre 2019 e 2020) e Jeremy Hansen, 47, com mestrado em física e saído das Forças Armadas Canadenses, que nunca foi ao espaço.

Tripulação peculiar

Dessa vez, de acordo com a Folha de S.Paulo, a equipe é diferente das anteriores da Apollo, entre 1960 e 1970. Agora tem um negro, um canadense e uma mulher, diferentemente das missões anteriores, que continham somente homens brancos.

Essa será a primeira vez que quatro pessoas voarão de uma vez só à Lua. As missões da Apollo comportavam somente três. Até o momento, a missão está marcada para dezembro de 2024 e fará o primeiro voo tripulado do programa.