Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Tumba

Tumba associada a Salomé, parteira de Jesus, é escavada em Israel

Na tumba, também foram encontradas lamparinas antigas, que eram alugadas para peregrinos

Isabelly de Lima, sob supervisão de Fabio Previdelli Publicado em 21/12/2022, às 10h49

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Tumba escavada em Israel - Divulgação / Israel Antiquities Authority
Tumba escavada em Israel - Divulgação / Israel Antiquities Authority

Nas colinas a sudoeste de Jerusalém, em Israel, uma tumba antiga está sendo escavada novamente. Ela é, tradicionalmente, associada a Salomé, a parteira de Jesus.

O complexo se encontra sob uma capela bizantina que foi construída no local, e é datado do primeiro século. Durante séculos, até hoje, a capela é ponto de peregrinação e veneração.

Um arqueólogo israelense encontrou e escavou a tumba pela primeira vez há décadas e, agora, o pátio da caverna está sendo desenterrado como parte de um projeto de desenvolvimento de trilhas históricas na área.

Dedicação a Salomé

O que indica que a capela teria sido dedicada a Salomé são cruzes e inscrições em grego e árabe, que foram esculpidas nas paredes durante os períodos bizantino e islâmicos, de acordo com informações da Veja.

Lamparinas ecnontradas em tumba - Crédito: Divulgação / Israel Antiquities Authority 

O arqueólogo Zvi Firer, responsável pela escavação, disse que os peregrinos “alugavam lamparinas a óleo, entravam na caverna, rezavam e depois devolviam-nas”.

Encontramos dezenas delas, com lindas decorações de plantas e flores”, apontou.