Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Estados Unidos

Túneis centenários na Califórnia são um mistério e podem ter ligação com a máfia

Rede de túneis em Ybor City possuem décadas de história, mas pouco se sabe sobre sua utilidade — que pode ter ligação com as atividades ilegais da máfia

Fabio Previdelli

por Fabio Previdelli

fprevidelli_colab@caras.com.br

Publicado em 10/06/2024, às 12h42

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Por dentro dos túneis misteriosos - Centro de Patrimônio Digital nas Bibliotecas da USF
Por dentro dos túneis misteriosos - Centro de Patrimônio Digital nas Bibliotecas da USF

Em Ybor City, Tampa, no estado norte-americano da Flórida, existe uma série de túneis que muitos moradores não só jamais viram, como sequer sabem de sua existência. Ainda assim, eles continuam sendo um mistério que pode ter ligação com um passado de cerca de cem anos. 

+ Durante reforma de residência, casal encontra túnel secreto de 100 anos

Ainda não existem nem mesmo a certeza se haviam dois ou três túneis que cruzavam a cidade. Mas o grande segredo por trás deles é o debate sobre sua real função: transporte de imigrantes, contrabando de álcool durante a Lei Seca ou para a máfia levar dinheiro para outros pontos

Por dentro dos túneis misteriosos - Centro de Patrimônio Digital nas Bibliotecas da USF

Sabendo que Tampa já ficou conhecida como palco de famílias da organização criminosa, nada parece uma suposição infundada. E um ponto que chama a atenção é que a cidade não possui mapas de seus sistemas de túneis, o que faz surgir especulações que eles possam ter se estendido até o Porto de Tampa.

Na semana passada, em entrevista ao News 6, autoridades locais explicaram que um dos últimos pontos de acesso aos túneis — sob uma mercearia — pegou fogo em 2001. Atualmente, em seu lugar, há um estacionamento.

Porém, outro ponto de entrada foi encontrado em 2018, durante um projeto de construção perto de uma antiga fábrica de garrafas, aponta a Fox, o que ajudou a levantar ainda mais suspeitas. 

Ponto de acesso encontrado em 2018 - Centro de Patrimônio Digital nas Bibliotecas da USF

Posteriormente, pesquisadores da Universidade do Sul da Flórida começaram a mapear os túneis enquanto eles ainda estavam abertos e disponíveis. Segundo uma dessas pessoas, a Dra. Lori Collins, do Centro de Patrimônio Digital da USF, os túneis mal tinham espaço para ficar de pé.

Quero dizer, você pode se levantar e talvez se curvar um pouco, dependendo de sua altura. Mas você certamente pode viajar através deles", disse ao News 6.

A função dos túneis

Com a tecnologia de varredura a laser, os pesquisadores criaram mapas parciais em 3D dos túneis. Além do mais, durante a exploração, eles encontraram uma nascente em seu interior, documentada há cerca de um século. 

"Quando entramos em um túnel — até o final dele — sabíamos que havia sido mapeado um poço artesiano nas proximidades", explicou Collins. "E descobrimos onde ele estava borbulhando dentro do espaço real do túnel hoje".

Mas a grande questão permanece: para que eles eram usados? Garrafas encontradas no local podem corroborar com a teoria do contrabando de álcool, mas o pesquisador Rodney Kite-Powell, do Centro Histórico de Tampa Bay, disse que provavelmente não é o caso.

Durante a Lei Seca, Ybor City estava meio aberta e a polícia foi toda corrompida pelo crime organizado que estava aqui. Portanto, não seria realmente necessário realizar o esforço de transportar álcool sob os túneis", contextualiza. 
Garrafas encontradas nos túneis - Centro de Patrimônio Digital nas Bibliotecas da USF

Outras teorias sugerem que os túneis podem ter sido usados para transportar imigrantes ilegais, mas Kite-Powell afirmou que não havia como saber com certeza. Há quem diga também que o túnel que pegou fogo, onde funcionava um supermercado, pode ter sido usado para transportar dinheiro. 

"Supostamente, aquele túnel conectava-se a uma das primeiras fábricas de charutos – Ybor Cigar Factory – que dá nome à cidade", disse Kite-Powell. "E então pode ter sido uma forma de movimentar dinheiro nos primeiros anos antes de Sydney, porque era meio ilegal".

Por outro lado, pesquisadores da Universidade do Sul da Flórida sugerem que a rede foi construída para algo não tão espetaculoso assim. "Eles provavelmente foram originalmente construídos como túneis de esgoto, o primeiro tipo de sistema de esgoto adequado, e são um pouco menores", repercute o News 6, que finaliza dizendo que os túneis foram abandonados no início dos anos 1900.